terça-feira, 17 de junho de 2008

O PANORAMA SOCIAL, DEFINIÇÕES, PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS


Definições

O modelo “Panorama Social” é um instrumento para investigar e influenciar os padrões inconscientes no pensamento social. Pode ser empregado na melhoria de todas as espécies de relações sociais e para tratar de todas as formas de problemas relacionados em que as pessoas estão envolvidas.

O Panorama Social é um meio para trabalhar com sistemas sociais duma forma ligada às técnicas e aos pressupostos da PNL (Programação NeuroLinguística).

É o resultado da “modelagem de populações”, quer dizer, trata-se da investigação duma parte determinada de experiência subjectiva (aqui referida como experiência social) num grande grupo de indivíduos com o fim de reconhecer padrões gerais de carácter pessoal e cultural.


Pressupostos do modelo “Panorama Social”

“Relação é localização”, o que quer dizer que o lugar no espaço mental em que alguém projectou o outro é determinante para a qualidade emocional da relação.

“Representações sociais” são uma categoria aparte de construções mentais a que chamamos “personificações”.

“As Representações determinam a interacção”: a imagem que temos de alguém é determinante para a maneira como interagimos com ela.

“O Panorama Social de alguém é a representação primária das suas relações”: uma transformação no Panorama Social determina a transformação das relações.


Princípios do modelo “Panorama Social”

O axioma frívolo: a transformação individual numa relação influenciará também o outro (através de comportamento verbal e não verbal consciente, mas sobretudo através de comportamento inconsciente verbal e não verbal).

A lei da personificação dominante: as pessoas identificam-se com a personificação mais proeminente. Se a sua auto-imagem é relativamente fraca as pessoas adoptam a segunda posição, a posição da representação dominante do outro.

(LUCAS DERKS)
http://www.pnl-portugal.com/social_panorama_artigo.htm

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