quarta-feira, 9 de novembro de 2011

“Intervisão”

A “Intervisão”, uma metodologia empregue em trabalho de equipa e que se distingue claramente da supervisão, é um termo que os Masterspractitioners conhecem dos meus cursos e que serve para definir uma situação de auto-aprendizagem dentro de um grupo. Acontece geralmente quando saio da minha cadeira de formador e tomo lugar no círculo.
É uma forma de consulta entre pessoas ocupadas no mesmo ramo com o fim de obterem uma melhoria profissional contínua. É também o segredo da empresa ou organização moderna que faz da auto-aprendizagem o alicerce do seu crescimento.

Na “intervisão” não existem hierarquias.

Um membro do grupo de especialistas (neste caso em coaching ou terapia), apresenta um casus pessoal ou de alguém com quem está trabalhando na vida profissional ou particular. O fim é, num ambiente de segurança, obter novos conhecimentos e alternativas de acção resultante dos pontos de vista dos colegas.

Para todas as pessoas que fizerem comigo o Masterpractitioner e o Trainerstraining, encontro-me disponível para as ajudar a desenvolver este método da “intervisão”, o método mais barato e mais eficiente que conheço para auto-crescimento, aprendizagem, aumento constante qualitativo do seu profissionalismo.

Para além das vantagens financeiras, outra grande vantagem é a independência e augto-responsabilização da equipa pelo seu próprio desenvolvimento e a responsabilização de todos os membros da equipa pela realização não só da equipa, mas também pela sua contribuição para o crescimentos dos membros individualmente. Pode estar na base de um novo paradigma para o funcionamento da sociedade do futuro.

Sem comentários: