quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O destino de alguém nunca é um lugar,
mas sim uma nova visão da vida.

Henry Miller (enviado: Dagelijkse Gedachte, Holanda)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

NÃO ÉS O QUE PENSAS QUE ÉS

Já há quem afirme, no campo da ciência actual que estuda o funcionamento da mente, que um scan ao cérebro prevê melhor o que uma pessoa vai fazer do que perguntar-lhe. A explicação dada é que a nossa autobiografia é distorcida pelo mito que criámos sobre nós.

Nos nossos cursos de PNL pretendemos tomar consciência desses mitos e encontrar uma visão cada vez mais alargada de nós mesmos, que nos permita um campo maior de acção e uma maior tranquilidade interior.

Rapport

Each of us is in fact what he is almost exclusively by virtue of his imitativeness
William James

Têm sido efectuadas bastantes investigações em psicologia sobre o papel da imitação. Imitamos naturalmente as expressões faciais, a postura corporal, os gestos, a tonalidade dos outros. Imitamos sobretudo as pessoas que achamos simpáticas. A imitação permite-nos perceber e sentir o outro, sem essa imitação a comunicação seria impossível. Em neurociência atribui-se esta capacidade para imitar aos neurónios de espelhamento.
“Baseados no facto de que a percepção está directamente ligada ao comportamento, poderíamos, na verdade, afirmar que o ser humano foi feito para imitar” (Ap Dijksterhuis). Sem imitação não existiríamos como seres humanos.
Esta imitação, que funciona inconscientemente e determina o nosso comportamento, é uma das principais bases em PNL, chama-se “sincronização”, a condição essencial para o “rapport”. O “rapport” (encontrar o outro na maneira como este se representa o mundo, uma definição técnica) é a base de todas as relações. É empatia e confiança recíproca.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Se procura aquilo que é bom nos outros,
descubra em si o que você tem de melhor.
 Martin Walsh  (enviado poor Dagelijkse gedachte, Holanda)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O livre arbítrio

Olá José!
Vou fazer uma questão que pode parecer um pouco estúpida, mas cá vai:
o livre arbítrio existe?
obrigada, D.R.
 
A questão do “livre arbítrio” é uma questão que tem ocupado pensadores e cientistas através dos tempos.
O “livre arbítrio” é, em parte, uma grande ilusão. Todos nós tomamos decisões, é certo. Mas fazêmo-lo sempre dentro de quadros determinados:
- hereditariamente, formação no útero, história pessoal e meio exterior. De livre arbítrio não deve restar grande coisa.
A maioria das pessoas, essas não têm nenhum livre arbítrio. O piloto automático determina as suas vidas.
 
Em PNL estuda-se precisamente a nossa subjectividade e as suas leis, o que nos pode ajudar a viver de forma mais em harmonia com aquilo que somos. A terminologia do “sucesso”, “poder”, “controlo racional”, “atingir o que se quer”, é, talvez, mais uma questão de publicidade comercial, parece-me, que algo fundamentado nos conhecimentos da psicologia e neurociência.
PNL oferece-nos uma ferramenta formidável para auto-conhecimento e ajustamento do comportamento às nossas próprias leis naturais. Por isso não encontra mais nos meus artigos, ou nos meus cursos, os chavões publicitários de sucesso e excelência que muitas vezes são empregues nesta metodologia.
A metáfora que uso para caracterizar os meus cursos de PNL é: “a caminho do cerne, a partir do cerne”. Quer dizer, conhecermo-nos cada vez mais e agirmos em harmonia com esse conhecimento, ao encontro de um maior balanço interno e na relação com o mundo. Central está o conceito "ecologia".
J.F.
 

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sobre o significado da PNL

O único passo importante na vida é o que nos leva a sentirmo-nos bem na nossa pele, congruentes, verdadeiros connosco, honestos, respeitando os outros, contribuindo para um mundo de adultos em que nós e os nossos filhos se possam sentir felizes e realizados, sem para isso explorarem o corpo e os sentimento dos outros. Se a PNL nos ajudar nesse caminho, então é uma metodologia que vale a pena.

Sobre Terrorismo

A maior forma de terrorismo no mundo é a maneira como nos desrespeitamos a nós mesmos, como damos feedback negativo a nós mesmos, como nos levamos a sério e como exigimos de nós o cumprimento de banalidades que muitos outros levam a sério.

Sobre o Humor

A maioria das pesoas não chegam ao seu sentido de humor,
unicamente porque não pensam sobre isso de forma leve.

(quem quiser que consulte Frank Farrelly, o genial autor da terapia provocativa)

Sobre controlo

Controlo é, se calhar, a maior ilusão da vida!
Ninguém tem controlo, nem sobre os outros, e muito menos sobre si mesmo.
Qualquer metodologia que prometa isso, está, de antemão, condenada ao fracasso.
O máximo que se pode atingir é criar em nós, por algum tempo, uma ilusão de controlo.
E essa ilusão aumenta o desperdício de energia em vez de nos facilitar a vida. 

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O que é, afinal, PNL?

QUIZ

Qual é a pergunta mais relevante que foi feita durante a história da humanidade?
E qual a pergunta que ainda não foi feita?

De “O livro para Des-feiticeiros”

- Convença as pessoas de que não são “mágicos”
- Aponte-lhes as vantagens da vitimização
- Crie confusão e faça de todas as crenças positivas um monte de esterco
- Cuide para que todo a novidade e novo conhecimento seja horroroso e impossível
- Torne os mágicos pessoas terríveis e divulgue que os feiticeiros são perigosos
- Espalhe pelo mundo que eles são grandes mentirosos
- E incapazes de introspecção, quer dizer, que nunca olham para o que se passa dentro de si-mesmos

(Adaptado livremente de” What the Bleep Do we Know?
Se perderes o agora
perderás o teu compromisso com a vida.

Thich Nhat Hanh 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

"Descobrir PNL" e o Practitioner intensivo de Verão

“DESCOBRIR PNL”, o que faz?
“Descobrir PNL” está neste momento a organizar as actividades de José Figueira que, há mais de 10 anos, iniciou em Portugal os primeiros cursos de Programação NeuroLinguística acreditados internacionalmente.
 
José Figueira trouxe, este ano, para o nosso país, uma Guilda de Trainers internacional ao qual já estão associados 10 trainers em Portugal e que têm como lema “processos pessoais: a caminho do cerne e a partir do cerne”. Importantes princípios desta Guilda são, entre outros, respeito, congruência, ética, ecologia, honestidade. Sobretudo procura trabalhar-se em prol de um maior sucesso nas nossas vidas tendo como base a verdade interna e a contribuição para um mundo melhor.
 
Orgulhamo-nos de poder confirmar o início, a 30 de Julho, do 31º Practitioner, neste caso o 5º treino intensivo de Verão, e que será excepcionalmente assistido por 3 trainers experientes e membros da Guilda e 2 trainers em formação.
O curso será pois ministrado por José Figueira, formado em Pedagogia Social pela Universidade de Amesterdão e Trainer associado ao maior centro de PNL da Holanda (NTI-NLP). É membro da Associação Holandesa de PNL e lecciona todos os níveis oficiais e actualizados da Programação NeuroLinguística. Os seus cursos obedecem a critérios americanos e aos critérios oficiais das maiores associações europeias. Como assistentes em formação estarão presentes Ana Baptista (professora de matemática) e Luís Garcia (empresário). Assistentes trainers diplomados e membros da Guilda já com alguns anos de experiência em formação: Paulo Oliveira (estratégias de inovação, consultoria, facilitador de constelações organizacionais); Luís Vicente (Business and Executive Coaching, formação para vendas, liderança e motivação); Sandra Bibi (organizadora de viagens e retiros em África, facilitadora de meditação).
Em alguns dias, depois das horas de curso, José Figueira oferece, para quem quiser, alguns exercícios clássicos de Mindfulness desenvolvidos pelo Professor Dr. em Medicina, Jon Kabat-Zinn, e empregues na medicina comportamental e nalgumas correntes modernas da psicologia cognitiva (ACT e MBCT).
 
“DESCOBRIR PNL” está já a organizar mais um Practitioner e um Master practittioner que terão lugar em blocos a partir de Novembro, e também um curso de iniciação de 2 dias em Lisboa e no Porto e um curso para consultor do Panorama Social em Março de 2012.
 
Desejamos aos participantes do curso intensivo de Verão, tal como já aconteceu em 2010: muita emoção libertadora, muita auto-descoberta e, sobretudo, paz e felicidade!
Para todos, um Verão de merecidas férias e que se abram, cada dia que passa, novas perspectivas para auto-realização, crescimento, sabedoria e afecto. Todos beneficiaremos disso e os nossos filhos ficar-nos-ão, decerto, eternamente agradecidos por isso.
 
Maria João Pinto
Descobrir PNL
965542777

terça-feira, 19 de julho de 2011

Histórias para jovens feiticeiros e feiticeiras

... Outra diferença importante entre estes contos e os seus corresondentes no mundo dos Muggles é que as feiticeiras de Beedle são muito mais activas na busca da sua sorte que as nossas heroínas. Asha, Altheda e Babita são feiticeiras que controlam o seu próprio destino em vez de fazerem uma longa sesta ou esperarem que alguém lhes devolva um sapato perdido...

em "Os contos de Beedle o Bardo", J. K. Rowling, com reflexões do Professor Albus Dumbledore