No seguimento duma pergunta, sobre se o curso de 2 dias (“Criando um Futuro Atraente”) se adapta à educação de crianças e jovens problemáticos:
O programa de introdução à PNL de dois dias (a 15 e 16 em Fátima) é um programa que aborda a comunicação em geral. Nesse sentido é também um programa sobre aprendizagem. É aplicável a todas as áreas em que as pessoas interagem. As pessoas interagem com elas próprias e com os outros. Ora interagem com os outros como resultado da maneira como interagem consigo mesmas.
Os modelos da PNL oferecem uma descrição desse funcionamento em termos de estruturas e ferramentas funcionais para a melhoria na obtenção de resultados.
Cada pessoa vai para um curso destes com as suas próprias perguntas.
Se a pergunta é: como posso adquirir melhores resultados com crianças e jovens problemáticos - pode esperar encontrar respostas deste tipo, que são as mesmas para qualquer ser humano, tenha a idade que tiver:
- Quais são os mecanismos que levam o jovem a agir como age?
- Como posso criar com o jovem uma melhor relação de empatia?
- Quais são os mecanismos da sua motivação para aprender?
- Como posso ajudar na transformação de comportamentos?
Sobretudo no campo da transformação abordo possibilidades ao nível da transformação do pensamento, conflitos internos e história pessoal emocional.
Claro que é bom ter em conta que este curso de dois dias
- é para dar aquilo a que chamo “um cheirinho” das possibilidades da PNL;
- as estruturas dadas terão que ser adaptadas à linguagem infantil (mas isso é sempre assim em comunicação, há sempre que adaptar a mensagem à pessoa);
- e o acento reside mais no campo da transformação pessoal dos cursistas do que numa possível aplicação prática nos outros.
Este Curso não deveria ser divulgado nas Escolas para os professores que tanto se queixam das dificuldades de comunicação com os alunos e os alunos com eles???
ResponderEliminar