Agenda de actividades



PARA INFORMAÇÃO ATUALIZADA
clique por favor:
 

Inscrições para todos os cursos:


 
Programação NeuroLinguística
PNL-PORTUGAL (José Figueira Unipessoal Lda.) é reconhecido pela Associação Holandesa de PNL e está autorizado a credenciar Practitioners, Master-practitioners e Trainers na arte e ciência da Programação NeuroLinguística. Associado ao NTI-NLP (instituto oficial de treinos Holandês) que está ligado ao “International Network for Humanistic Neuro-Linguistic Psychology”.
José Figueira é membro da Guilda de trainers de PNL e subscreve as normas éticas da Guilda.

Os programas obedecem também às normas da American Board of Neuro Linguistic Programming e da maioria das Associações Europeias


QUE CURSO DEVO ESCOLHER?

Às vezes perguntam-me: Que curso devo escolher? Introdução, practitioner?
Nem sempre é fácil responder.Qualquer curso de PNL tem uma componente de auto-descoberta e desenvolvimento pessoal, isto é, no meu entender, talvez, o mais característico de um curso de PNL que se preza. Mas aqui vai uma tentativa pessoal de resposta:

* Se se pergunta se a PNL pode significar algo para si; se quer saber se o formador é para si o trainer adequado antes de fazer uma escolha para o practitioner; se escolhe, por agora, ter só uma ideia da PNL sem grandes preocupações de integração; se quer uma resposta imediata e aprender umas técnicas básicas para aplicar imediatamente na sua vida… então uma Iniciação à PNL de dois dias pode ser uma boa opção. Estes cursos não são cursos oficiais reconhecidos nem têm nada a ver oficialmente com níveis. Não são necessário para que se possa fazer um practitioner, mas podem ajudar a tirar maior proveito do practitioner e fornecem imediatamente conhecimentos e ferramentas práticas.

O Practitioner pode ser considerado o primeiro nível oficial de PNL, e este curso obedece sim a critérios internacionais de conteúdo, duração, domínio de técnicas e integração de princípios. Se quer mesmo uma visão abrangente da PNL, uma transformação positiva global da sua vida e dar os primeiros passos para aumentar a funcionalidade do comportamento num contexto particular, obedecendo a leis ecológicas e congruência interior, então a melhor decisão é um practitioner. Não pode prosseguir um trajecto em PNL sem o practitioner.

O Master-practitioner é também um curso oficial, um aprofundamento e consolidação do practitioner. Exige-se uma maior integração de conhecimentos, técnicas e pressupostos. Em princípio um master, certificado oficialmente, deve estar em estado de se distinguir no seu comportamento, fabricar novas técnicas a partir da modelagem e, em estado de efectuar sessões de coach e terapia ou desenvolver mesmo as suas competências de PNL numa outra área particular, na saúde, no ensino, nas organizações...(Nalguns países são dados cursos especializados numa área específica, chamados Post-master, que não se devem confundir com as simples e populares aplicações da PNL dadas por todo o lado).

Há ainda o Trainerstraining para as pessoas que se queiram especializar no campo das apresentações, formação, ensino.

Depois temos toda uma gama das tais aplicações práticas que utilizam técnicas específicas para fins muito específicos: vendas, liderança, ensino, falar em público, coach. Em geral não são cursos oficialmente reconhecidos pelas associações internacionais, à excepção de alguns programas de coach.

Pessoalmente ofereço também, regularmente, programas como o Panorama Social e Mindfulness.
Mindfulness é destinado a pessoas que se interessam por aspectos relacionados com atenção e vivência do aqui e agora, meditação e activação de recursos espirituais em nós.
O Panorama Social é a aplicação da PNL a temas sociais e possui instrumentos poderosíssimos de transformação, muito úteis para coach, terapia, negociação e gerência de conflitos, auto-imagem, grupos e problemas de carácter espiritual.