terça-feira, 14 de dezembro de 2004

Mais uma vez, o que é a PNL?

Dentro de todas as perfeições no ser humano há uma imperfeição básica que a PNL ousa pretender neutralizar. Tem a ver com PARTES.
A perfeição reside no facto de que todos temos dentro de nós os recursos necessários para resolver todos os problemas que queremos resolver.
A imperfeição reside em que muitas vezes não sabemos como aceder aos recursos.
É como se o problema estivesse num directório do nosso cérebro e a resposta noutro directório. E os dois directórios não soubessem como entrar em relação um com o outro.
A PNL unicamente faz isto, desenvolve estruturas com ficheiros para fazer a ligação entre um e o outro – a isso chamamos “chunking lateral". A procura do ficheiro exacto é conhecida em PNL como a “procura transderivacional”.
O resultado da procura transderivacional dá-nos um “recurso”.
O recurso aplicado ao Estado Actual (o problema) leva-nos ao Estado Desejado (a solução).
A PNL é muito simples – o que foi dito acima é um Tratado Completo da PNL.
Tudo o que fazemos em cerca de 400 horas de cursos (practicioner, master, trainer) é só isso. No que me diz respeito ainda me levou muitas, mas mesmo muitas mais horas, a perceber isso. E ainda não percebi nem a milésima parte, estou plenamente consciente disso.
A minha missão é ajudar as pessoas descobrirem isso em muito menos tempo do que eu.

Sem comentários: