sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nas organizações: DELEGAR TAREFAS

uma lista com algumas regras clássicas:

1. Determine a tarefa a delegar

2. Esclareça porque escolheu aquela pessoa a quem está a delegar e motive

3. Torne bem claro que está a delegar uma tarefa

4. Explique a tarefa, os resultados esperados, os limites, as expectativas

5. Mencione os meios para a sua realização e disponibilize-os

6. Determine os limites de tempo

7. Fale sobre o grau de responsabilidade do executor da tarefa e do seu papel

8. Marque os momentos de avaliação

9. Mostre a sua confiança, e especifique o seu apoio

A incapacidade dos gestores em delegar, justificada seja com que racionalizações forem, pode ser “desafiada” em PNL, por exemplo, com uma pergunta, tal como:
- O que há em ti que faz com que não consigas delegar?
Em geral, tem a ver com problemas pessoais de insegurança e medo resultantes do carregamento de mochilas pessoais, plenas de emoções negativas passadas, mochilas essas que podem estar a determinar, nos gestores, comportamentos automáticos de auto-defesa e a necessidade do adolescente em auto-afirmar-se.

PUBLICADO NA REVISTA PNL-PORTUGAL O5-MAIO 2011

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