segunda-feira, 12 de julho de 2004

Relato dum fim-de-semana (do Miguel)

Caros Amigos e Amigas,


Encontro-me num momento de reflexão e interiorização sobre tudo o que aconteceu este fim-de-semana, e queria “Partilhar” (palavra muito bem empregue em vários momentos pelo nosso grande mestre e amigo Zé Figueira)..........como ia dizendo, ”Partilhar” com vocês o que me vai aqui no meu Consciente.
De facto foi uma pequena “Viagem Fantasma” que me marcou imenso, e reflectindo sobre o que aconteceu de uma forma mais dissociada, sinto que estive perante algo que tem uma força incrivel..........e essa força é a capacidade de nós próprios nos conhecermos melhor, de melhorarmos a nossa forma de estar.
Mas mais importante ainda, foi estar perante pessoas fantásticas como todos vocês. Pessoas aparentemente tão diferentes, mas que a determinadas alturas senti que havia ali algo em comum, nas quais pareceia que nos reconheciamos uns nos outros.
Houve momentos mais marcantes que outros, momentos mais emotivos, mais profundos, mais alegres, mais comoventes. Ora ai está, “Comovente”, “Emotivo” , acho que é isto que estou a sentir neste momento. Mas acima de tudo encontro-me de sorriso na cara e com uma energia tremenda............uma energia emocional a qual não sei onde vai parar.
Ao longo do fim-de-semana e durante as várias sessões, durante os vários intervalos, olhei muito para vocês e tentei compreendê-los e sinto que tenho a necessidade de dizer umas palavras um a um. Iria começar pela forma como estavamos sentados na sala:

Mário
Mário, és a verdadeira águia do grupo, mais ainda, és uma águia real, com todo o seu esplendor e exuberancia. Sentires-te invejado e perseguido deverá ser motivo de orgulho para ti. E sabes porquê? Porque se alguém tem inveja de ti, se alguém te persegue é porque és muito, muitissimo bom no que fases. Porque só tem inveja de ti, aquele que deseja ser igual a ti. E só deseja ser igual a ti, porque tu és muito melhor que esse alguém. Por isso sente orgulho em ti, porque tens toda a razão do mundo para isso.
Solidão, acho que todos temos, uns porque desejam, outros porque de alguma forma ou outra foi imposta essa solidão. Sabes quem te pode ajudar: os amigos, as pessoas que te respeitam, que tem orgulho de ti. E tenho a certeza que neste momento tens 10 amigos com que podes contar, amigos que de uma certa forma extreriorizaram sentimentos escondidos, e compreenderam e sentiram os teus de uma forma muito especial, sentimentos que normalmente não se mostram, sentimentos que escondemos por detras de uma capa. Ver-te a extreriorizar os teus foi como abrir o reserva (para quem não sabe é o segundo Paraquedas) aquele que nunca queremos abrir. Pelo menos comigo podes falar quando tiveres naqueles momentos menos bons (Estou a tentar evitar empregar palavras negativas), tens os meus contactos, usa-os.......não melhor abusa deles. E espero encontrar-te muitas vezes lá em cima, muito acima......... tu a voares como uma água real, eu enfim, ainda sou um pequeno passarinho, que há pouco tempo aprendeu a dar às asas, mas tentarei bate-las com muita energia para te acompanhar numa descida fantastica.

Ana
Ana, és a minha Andorinha dos céus. És a minha andorinha à 10 anos.........10 anos. De ti podia escrever um livro, daqueles livros fastásticos que nos fazem sentir no paraiso, noutro mundo. Foi bom, ver-te de forma diferente, ver-te conseguir extreriorizar as tuas emoções, ver-te aplicar a teoria “da panela de pressão” do Mário. Mas sei que a “panela” não ficou totalmente vazia, por isso deita tudo cá pra fora. A insegurança é um sentimento que todos temos, mas não te esqueças ela é o teu anjo da guarda. É só um anjo pode guardar outro anjo..........e tu, tu és o meu..........és meu anjo da guarda, sabes porquê? Porque és aquele que me faz sentir bem, que me faz rodear de amor.

Henrique
Henrique, só te vou dizer isto: Parabéns. Muitos Parabéns. Uns dos momento que mais me marcou, foi ver-te atravessar aquela tábua, foi sentir naquela sala a tua determinação, a tua convicção, a tua energia. Sabes que no mundo há dois tipos de pessoas: os que conseguem e os que não conseguem! Tu brilhantemente, em todo o teu explendor, está nos que conseguem. Mais uma vez: Parabéns.

Joaquim
Joaquim, quero dizer-te o seguinte: liberta-te ao mundo, às pessoas, sê aberto........contigo, com todos. Sabes que o mundo é algo de fastástico, e as pessoas são o melhor que há nele. “A felicidade encontra-se naquilo que fazemos”, age e encontra a tua. Segue com convição com confiança. Não te esqueças todos temos as mesmas estruturas, mas tu, tu vais ter algo mais forte que todos.......tu vais ter a determinação de te libertar. Lidar com pessoas é como ter um cão (desculpem a analogia), dá-lhe amor e atenção e será o teu melhor amigo.
No trabalho o segredo é esse, liberta-te, solta-te, dá atenção às pessoas............conhece os valores delas e actua sobre eles. Tu sabes, tu consegues.................

Alvaro
Alvaro, o homem que em toda a sua “glória” chegou ao amor, à paz interior.....atingiu o seu bem estar com toda a segurança e determinação. És o homem dos 3 anjos da guarda, e com estes anjos todos, tornaste-te intocável. Usa a tua ancora, junta os dedos, junta-os com tanta energia e convição que ninguém os conseguirá libertar. Enche-os de motivação, de segurança, de convição. Usa-os como um elo forte..........aquele elo que te vai ajudar a conseguir tudo na vida. Usa-o, usa-o com energia.

Alexandra
Alexandra, antes demais parabéns pelo teu novo emprego. Estou a dizer antes da entrevista, mas sei que o cargo já é teu. Sabes porquê: porque vais ter a tua determinação, convição e energia do teu lado. Sabes os teus valores, vais conhecer os valores da empresa, mas tens uma arma tremenda, uma arma secreta, usa-a.........estabelece o teu rapport com ela.
Justiça, Raiva.........”Raiva” o mundo está cheio dela.........mas o que é isso.......eu deixei de conhecer essa palavra, esquece-a também. Pensa no amor, na alegria, na realização, nos desafios.........estabelece a tua harmonia com o mundo, atinge os teus objectivos e no fim, no fim vais ter a tua recompensa. A recompensa que todos tanto queremos...............a felicidade e o bem estar.

Constança
Constança, futura psicologa de sucesso e multimilionária. E sabes, uma coisa..........já és rica, reflecte e imagina onde está a tua riqueza,.........está no teu coração...............há pois é. Queres mais riqueza que o amor?? Quanto dinheiro é necessário para comprar o amor, não há. Porque o amor não tem preço. O amor conquista-se, o amor consegue-se. Mas tu não precisas, porque já és rica, não o comprastes com dinheiro, mas por algo mais forte, com compaixão. Queres riqueza maior que o amor ao outro, não há................ Por isso tu já és milionária. Mas que te falta??? Falta-te aquele sucesso, aquela realização...........ahhh! Mas isso vais conseguir, há dúvidas?? Claro que não há.

Zé Carlos
Zé Carlos, pensa nesta frase: “O Homem é aquilo em que acredita”. Por isso acredita na tua segurança, acredita que és capaz, acredita na tua auto-confiança. Tu tens..........ela está lá, por isso acredita...............só acreditando é que nós chegamos lá. Eu sei que tu vais superar, eu sei que tu vai conseguir. Tens a energia toda para lá chegar...........emprega-a com convição, com determinação........atravessa a tua tábua, estabelece uma ancora forte, uma ancora positiva, tão positiva que é capaz de travar um petroleiro. Pede a ti mesmo um 20.........eu sei que vai conseguir chegar. 20, será o teu número. Quando estudares, pensa no 20..........20 será o teu sol que te iluminará quando tiveres naquele exame. Não te esqueças 20 é o teu número. 20 é o teu objectivo. Vai em frente com toda a energia. Vai ter com o 20, toca-lhe, sente-o........com toda a tua força. Entra no exame com o sorriso na cara, com aquela alegria. Quando entrares na sala, pensa no 20, porque 20 é o teu número.

Vitor
Vitor, durante a semana escrevi um comentário num texto publicado pelo Zé Figueira num Blog de um grupo de Pratitioner, e quero “Partilhar” ( mais uma vez “Partilhar”, de facto é uma palavra fantástica), Partilhar contigo: “Na verdade são as pequenas coisas que nos tornam o mundo tão grande”. Sabes que foi a tua pequena coisa, foi tomares aquela decisão, naquele sabado às 10:10 da manhã, de entrarem naquela sala e expores-te perante uma experiencia fabulosa. Tenho a certeza que hoje o teu mundo está muitissimo maior, mais liberto, mais solto, quiçá mais agradável de se viver. Foi com muita emoção que todos assistimos a forma como a determinada altura tu partilhastes algo muito especial, muito intimo. Foi sem dúvida um momento muito marcante para todos, também sabemos que para ti foi uma viagem fastástica. Uma viagem que te levou a um novo mundo, um mundo diferente...........O meu desejo é que tu consigas também, descarregar a “tua panela de pressão” e que estejas muito melhor contigo mesmo nesse teu novo mundo. O maior sucesso para ti, não só a título pessoal, mas também profissional (um dos teus objectivos).Lidar/gerir pessoas é como ser o maestro de uma orquestra.........mas um conselho: sê um líder. Um lider não diz “vai”, um lider diz: “vamos”...........um lider não diz “faz”, um lider diz “vamos fazer”. Coloca-lhes a “pauta” à frente e deixa-os tocar, vais ver que é mais fácil, deixa um ou outro “desafinar”, mais cedo ou mais tarde eles acabam por acompanhar a “musica”......... mas não a musica que tu impões, mas sim a “musica” que tu dirás: esta música é muito gira. E vais ver que vão “tocá-la”.
Sê um lider, sê um “invejado”........................... sê aquele que todos vão querer preseguir.

Para acabar.................só falta uma pessoa que tornou este nosso fim-de-semana em algo muito especial, diferente:

José Figueira
Zé o que posso dizer do meu amigo:
...................................................................
...................................................................
...................................................................
.....................................................................
Estas reticencias são um pocuo do meu silencio e simbolizam o meu apreço, estima, admiração, respeito............................. mas elas são uma simbologia. Eu para demonstrar o que verdadeiramente sinto, eram tantos os ponto que não conseguiria enviar este mail.
Eu só tenho a dizer: OBRIGADO, MUITO OBRIGADO. Todos descubrimos um mundo novo, eu pessoalmento sinto quero mais, muito mais......e tudo graças ao meu amigo. Não me cansarei de dizer: OBRIGADO, OBRIGADO, OBRIGADO.

Já sei, então e eu.......
Eh!eh!eh! Eu ainda estou na “queda-livre” da PNL, sinto que ainda não está na altura de abrir o meu paraquedas, sabem porquê? Irão todos descubrir quando fizerem o vosso salto tandem. O Mário, a Ana e o Zé, conseguem compreender-me. Porque a “queda-livre” é algo de fantástico que quando estamos no céu a voar libertos, não queremos que termine...........queremos que dure aquele estado fastático, aquela sensação imensa, para sempre. Por isso eu na PNL estou em queda-livre...................estou a saborear o momento com satisfação, com adrenalina, aquela adrenalina de entusiasmo..............e por isso não quero que acabe. Assim espero que seja o vosso estado também.

Bem o mail já vai longo, e entretanto reparei que já passaram horas, e pareceu-me que foram minutos.

A todos o Muito Obrigado................foi um prazer tremendo conhecer-vos. E agora, agora o próximo passo............voar, voar........sentir a emoção. Há uma frase que se usa nos meio do paraquedismo: “Só os paraquedistas sabem porque cantam os pássaros” venham saber também.............o Mario usa duas frases fortissimas: “Porque viver no limite se podemos saltar dele”, “O ceu não é o limite, é o ponto de partida”. E vossa 1ª etapa desta “viagem fastasma” vai acabar no dia em que aterrarem..........e dizerem e que eu digo com um sorriso enorme: “São as pequenas coisas que tornam este mundo tão grande”.
Até lá.............
Bjs & Abraços
Miguel

1 comentário:

tito disse...

Miguel, tudo de bom para ti...voltaste a sorrir, ou melhor, tiraste o sorriso da sombra. Que bom, para ti e para quem te rodeia.