terça-feira, 28 de setembro de 2004

A minha PNL

Leio muitas coisas sobre PNL. O que é para mim PNL?
Não sei nem me preocupo se isto que se segue é PNL:

A tenacidade, a persistência, o esforço, o afinco, a consistência, a obstinação, a perseverança, o aferro, o apego, a decisão, a resolução, a audácia, a bravura, o arrojo, a coragem, o destemor, a intrepidez, a valentia, estas não são mesmo as palavras que fazem parte do meu dicionário de sucesso da PNL.
Talvez as empregue uma vez ou outra num determinado contexto ou as cite como citações de gurus do (sucesso) tradicional americano.
São no fundo palavras que nos consomem, que consomem energias e que no meu modelo do mundo não nos levam a parte nenhuma - só nos levam, no melhor dos casos, à constatação que não somos a imagem do marketing “americano” do sucesso, seguindo-se os inevitáveis sentimentos de culpa.
Há, penso eu, no meu modelo do mundo, valores mais altos para realizar.
Se você for mesmo congruente com os seus VALORES, então vai ficar possivelmente estupefacto. É que lhe não vai custar energia nenhuma. Pelo contrário. Em cada passo que dá, sente-se ainda com mais força. E descobre que é tenaz, obstinado, consistente e... feliz.
É isso. O mundo espera por si. Você então só sabe sorrir. O mundo está à espera do seu sorriso.
E pergunta-se: O que se passa? O que é que eu faço?
É isso mesmo, sente que já não faz nada. Tudo flui.
É prazer.
Tem o universo aos seus pés, ao lado dos Deuses.
Está, sem saber, se calhar, a realizar a promessa do fim dos tempos...
em que os homens assumem finalmente a sua Divindade.





1 comentário:

tito disse...

A metáfora "entrou"...