terça-feira, 30 de novembro de 2004

A ARTE E CIÊNCIA DE AJUDAR OS OUTROS

Conheço à minha volta tanta gente que quer contribuir nem que seja com uma pequena parte para a melhoria do mundo à sua volta.
Tanto na Holanda como em Portugal conheço muita gente que quer sinceramente ajudar os outros. E vêem fazer cursos de PNL, e vêem fazer cursos de Master e depois perguntam-se se têm que fazer ainda um curso para coacher, ou para terapeuta, ou trainer, para finalmente poderem ajudar os outros.
Então é o momento em que me lembro da história do tio dum amigo meu Holandês, um grande nome da PNL no Norte da Europa. Ele conta a história do seu tio:
O seu tio foi responsável por um projecto para a criação de técnicos de electrónica na Guatemala. E teve em duas semanas um sucesso espectacular. Como é que ele fez isso?
Ele meteu um grupo de guatemalenses num espaço fechado à volta de centenas de aparelhos de rádio estragados. Depois de duas semanas praticamente todos os rádios funcionavam e eles sabiam mais de electrónica que se tivessem seguido anos de escolaridade ou universidade oficial.

Sem comentários: