terça-feira, 14 de dezembro de 2004

As Partes e o Pecado Original

Segundo o Zohar, comentário rabínico dos textos sagrados, Eva não é a primeira mulher de Adão. Quando Deus criou Adão, ele fê-lo macho e fêmea, depois cortou-o ao meio, chamou a esta nova metade Lilith e deu-a a Adão. Mas Lilith não queria ser oferecida, tornar-se desigual, inferior.
Lilith não se conformou com a submissão ao homem. Todas as vezes que faziam sexo, Lilith mostrava-se inconformada em ter de ficar por baixo de Adão. Indagava: "Por que devo deitar-me por baixo de ti? Também fui feita de pó e por isso sou tua igual."
No Talmude, Lilith é descrita como a primeira mulher de Adão. Reivindicou a igualdade em relação ao marido, deixando-o "a ferver de cólera". Lilith queria liberdade de agir, de escolher e decidir, queria os mesmos direitos.
Mas Adão recusava-se a inverter as posições, acreditando que existia uma "Ordem" que não podia ser transgredida. Lilith deve submeter-se pois esta é, segundo Adão, a condição do equilíbrio pre-estabelecido.
Vendo que não conseguiria com o companheiro a condição de igualdade, Lilith revolta-se e vai-se embora - é o momento em que o Sol se despede e a noite começa a descer o seu manto de escuridão soturna e Lilith voa rumo ao mar vermelho, lá onde habitam os demónios e espíritos malignos, segundo a tradição hebraica. É um lugar maldito, o que prova que Lilith se afirmou como um demônio, e é o seu caráter demoníaco que leva a mulher a contrariar o homem e a questionar o seu poder.
Adão sente a dor do abandono; entorpecido por um sono profundo, amedrontado pelas trevas da noite, ele sente o fim de todas as coisas boas.
Alguns escritos contam que Adão queixou-se a Deus sobre a fuga de Lilith. Para compensar a tristeza de Adão, Deus resolveu criar Eva.
E foi assim que Deus tomou uma costela de Adão e criou Eva, mulher submissa, dócil, inferior perante o homem. A mulher feita a partir de um fragmento de Adão, obediente e respeitosa. Assim nasceu Eva, a Mãe de toda Humanidade.
Adaptado de:
http://geocities.yahoo.com.br/tamis_br/lilith.htm

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
José Figueira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.