terça-feira, 7 de dezembro de 2004

PNL e Vendas

Um amigo meu enviou-me um e-mail contando-me duma empresa que dá cursos de PNL para vendas. O tema do e-mail : Vem aí a concorrência!
Ora era bom que fosse assim, que houvesse concorrência. PNL para vendas nunca foi concorrência séria. E é pena.
Eis a minha resposta ao meu amigo:

Venha ela a concorrência.
Significa que temos um bom produto!

Não há concorrência.
Embora coisas da PNL sejam empregues por toda a parte a torto e a direito, a PNL só pode ser empregue em vendas para produtos de superior qualidade e com absoluto respeito pelo cliente e para satisfazer profundamente e a longo prazo as suas necessidades mais profundas e verdadeiras. Se não, não funciona.
Tudo o que seja para aumentar o nosso poder de persuadir o outro unicamente em nosso proveito, como às vezes se pensa em vendas, acaba por se desmoronar. E é bom assim.
Tenho tido gente que já fez cursos de PNL para vendas - para vir a descobrir que a PNL é outra coisa.
Claro que se aplica a vendas como se pode aplicar a todas as actividades em que se fala de comunicação.

O importante não é a PNL - é o nosso engajamento com a verdade em nós próprios e como a nossa verdade se encontra com a verdade no outro para construir um mundo melhor. Se a PNL for empregue nesta VENDA, então estamos no bom caminho.

Sem comentários: