terça-feira, 21 de junho de 2005

Sobre juventude e esperança

Este fim-de-semana vivi uma das experiências mais marcantes da minha vida como trainer.
Dei um fim-de-semana para uma família. Pai e dois filhos a que mais tarde se juntou a mãe.
Confesso que fui para o fim-de-semana com um misto de apreensão, até mesmo certo receio, desafio e curiosidade. Não me parece uma situação ideal para uma introdução à PNL, tendo em conta inibições naturais e fenómenos de dinâmicas interpessoais.Por outro lado o fantástico que seria para uma relação familiar se o treino fosse conseguido.
Ainda não contei algo sobre os jovens, um tem 16 anos e outro 14.
Pai e filhos enviados pela mãe, não sabiam para onde iam, ainda por cima um dia escaldante e os jovens são apaixonados de vela e surf. Dois dias sem mar, imaginem!
Desde o início sou confrontado com dois jovens (para além do pai) apaixonados pelo decorrer da sessão. Repito muitas vezes que a PNL é tão simples que pode ser compreendida por uma criança. Mas ser confrontado com jovens desta idade que seguem o programa com uma compreensão e uma vivência pessoal que eu gostaria de ver em muitos adultos, é comovente, garanto-vos!
E qual não foi o meu espanto quando esta noite recebo um telefonema da mãe a perguntar-me o que há-de fazer à vida? São ainda muito novos para isto, mas os rapazes suplicam-lhe que gostriam ir fazer o curso intensivo de Verão de 15 dias! Qual vela, qual mar, depois do fim-de-semana o practitioner é o que eles mais desejam neste momento! ...
José Figueira

Sem comentários: