sábado, 2 de julho de 2005

Como se pensa ou o que se pensa, o que é mais importante?

Estamos tão concentrados no conteúdo do pensamento que não damos atenção a como pensamos. Qual é a estrutura do pensamento?
A qualidade do pensamento é determinante para a maneira como nos sentimos e daí determinante para os nossos resultados. Ora a maneira como pensamos determina a maneira como lidamos com as emoções.
É muito bom ter surgido com o estatuto de ciência um tal Daniel Goleman que veio demonstrar ao mundo que não é o quociente de inteligência analítica e racional mas sim o quociente de inteligência emocional que determina mais de 80% do sucesso.
É tempo, parece-me, que as pessoas se debrucem sobre a qualidade do pensamento, a forma como pensamos para a partir daí liderararem de forma inteligente as emoções.
Embora a PNL possua muitos elementos conhecidos doutras disciplinas, possui uma parte muito própria – os sistemas de representação que revelam precisamente a estrutura do pensamento.
Aprender a lidar com esta estrutura, é o segredo da inteligência emocional, é o programa da PNL, criada nos anos 70 na América por Bandler e Grinder. A PNL ensina-nos como isso se faz.

Sem comentários: