quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Alargando horizontes – a consciência da identidade

Uma mini-técnica para enfrentar problemas a partir do nível da identidade:

1. Identifique um conflito, problema, reacção, emoção limitadora, constrangimento, dúvida, etc.

2. Veja, ouça e sinta como 1) se manifesta em diversos contextos da sua vida.

3. Pergunte-se:
- Como é que a experiência descrita em 1) é uma expressão do que eu sou?
- Que espécie de pessoa sou, como me descrevo? Que imagens, sons, sensações, palavras, metáforas. emprego para a descrição de mim próprio?
- Como é que os outros me descrevem? E como desejaria que os outros me descrevessem?
- Que etiquetas coloco nos outros? O que aprendo quando me distancio e considero as minhas descrições dos outros?

4. O que é que 1) tem a ver comigo, com tudo isto que encontrei em 3)? Qual é a relação?

5. Quando olho, penso, considero e sinto o problema inicial, o que é que já se modificou?

6. Que consequência tem esta meditação sobre a minha identidade para o problema apresentado em 1) e para o meu futuro?

Sem comentários: