segunda-feira, 10 de outubro de 2005

O nosso pior inimigo

Recolhido de um artigo assinado por Lynn Seiser, encontrado em site dedicado a uma arte marcial (Aikido Journal).
Comentário: A filosofia base do Aikido aponta para o uso da força do adversário a nosso favor. E se o adversário formos nós mesmos?
As formas de pensar orientais são muito diversas da que enformam a PNL mas isso não deverá impedir-nos de tirar partido dos pontos de contacto.
E há muitos neste texto!
A "não accção" que é tão favorita dos textos orientais só será confundida com passividade com a desculpa da ignorância e com a consequência de alguma dôr desnecessária...

Self-defense: defense against one's self

Uma das primeiras coisas que se aprende em Aikido é relaxar o corpo e acalmar a mente. Para tirar o maior partido de um treino, não rejeitamos o ataque do nosso adversário.
A via do Aiki é considerar o ataque, aceitá-lo e tornarmo-nos um com ele. Redireccionar e não resistir. Obtemos o equilibrio pela harmonia de movimentos e não pela força.
Como nos podemos defender contra nós mesmos? Einstein afirmou que o tipo de pensamento que cria um problema é diverso daquele que o resolve!
Muitas vezes, o nosso pior inimigo é a crença na escassez. Pensamos que não somos suficientemente ricos, ou poderosos, elegantes/ belos quanto baste, espertos/inteligentes como queremos. E certamente também não há tempo pelo que gostaríamos de ter tudo agora.

Tudo isto reflecte julgamentos. Tudo isto remete para ansiedade e depressão. As nossas mentes aparecem com os nosso piores inimigos. Se nos identificamos com a mente, pensamos que é assim mesmo, que a realidade não passa disto (da luta contra a escassez).

Quando aceitamos e examinamos estes julgamentos, podemos ficar de fora deles e verificar que simplesmente os aprendemos ao longo da nossa jornada. Talvez os tenhamos apreendido de pessoas que realmente acreditam neles.

Todavia, estas crenças não costuma trazer-nos muita alegria. Aceitar que não passam de pensamentos aprendidos/apreeendidos dá-nos poder. Redireccionar (reenquadrar) permite-nos mudar as nossas mentes.

Se a sua mente fosse o seu adverário de treino em um Dojo, você aceitaria a sua intenção positiva. Você praticaria entrando e aceitando. Redireccionaria, tentaria controlar.
Se alguma cosia não funciona, mais do que resistir ou ficar zangado, talvez seja melhor aprender com os erros e tentar uma nova escolha.

Aikido é uma arte marcial e os demónios reais que encaramos e lutamos são também o auto julgamento e auto punição. Talvez a melhor defesa seja a auto aceitação. Auto aceitação significa aceitar total responsabilidade por tudo o que somos e as escolhas que fazemos.

Sem comentários: