segunda-feira, 3 de outubro de 2005

O pai e a mãe que não tive

Eu sou pai,
eu sou mãe.
Eu sou o pai ou a mãe como penso que deve ser um pai ou uma mãe
tal como o pensou um dia o meu pai e a minha mãe sobre o que deve ser um pai ou uma mãe.
E tal como eu filho do meu pai e da minha mãe penso que algo me faltou um dia,
assim também o meu filho e a minha filha talvez
pensem já ou pensarão um dia sobre que lhes faltou do seu pai ou da sua mãe,
o que lhes faltou afinal de mim.
Isto é para muitos o processo da vida.

A verdade é que o meu pai e a minha mãe são figuras da minha imaginação
tal como para os meus filhos eu existo nas sua fantasias
tanto para o melhor como para o pior.

Ora se é sempre fantasia
é possível transformar a fantasia!


Mini técnica da PNL:

1. Qual é a necessidade fundamental em criança que o seu pai/mãe não preencheu?
2. Como é que esta necessidade poderia ter sido preenchida?
3. Veja, ouça, sinta, cheire, prove, como é que isto poderia ter acontecido.
4. Brinque, experimente, interaja, com este pai, esta mãe ideal. Pense os pensamentos deles para consigo, sinta, veja, ouça, prove as intenções e comportamentos deles. Receba tudo isto no seu íntimo. Sinta o que é vivenciar este pai, esta mãe ideal. Aperceba-se dos novos recursos de que está usufruindo e abra-se perante as novas perpectivas da sua história. Sinta como todo o seu passado é imbuído de nova informação.
5. Neste novo estado, apoiado pelo pai que não teve, pela mãe que não teve, por estes pais agora presentes, pergunte-se: o que é que esta nova situação acrescenta à minha vida actual?

Sem comentários: