quarta-feira, 5 de outubro de 2005

Significado da PNL na educação de crianças e jovens problemáticos

No seguimento duma pergunta, sobre se o curso de 2 dias (“Criando um Futuro Atraente”) se adapta à educação de crianças e jovens problemáticos:

O programa de introdução à PNL de dois dias (a 15 e 16 em Fátima) é um programa que aborda a comunicação em geral. Nesse sentido é também um programa sobre aprendizagem. É aplicável a todas as áreas em que as pessoas interagem. As pessoas interagem com elas próprias e com os outros. Ora interagem com os outros como resultado da maneira como interagem consigo mesmas.
Os modelos da PNL oferecem uma descrição desse funcionamento em termos de estruturas e ferramentas funcionais para a melhoria na obtenção de resultados.
Cada pessoa vai para um curso destes com as suas próprias perguntas.
Se a pergunta é: como posso adquirir melhores resultados com crianças e jovens problemáticos - pode esperar encontrar respostas deste tipo, que são as mesmas para qualquer ser humano, tenha a idade que tiver:
- Quais são os mecanismos que levam o jovem a agir como age?
- Como posso criar com o jovem uma melhor relação de empatia?
- Quais são os mecanismos da sua motivação para aprender?
- Como posso ajudar na transformação de comportamentos?
Sobretudo no campo da transformação abordo possibilidades ao nível da transformação do pensamento, conflitos internos e história pessoal emocional.
Claro que é bom ter em conta que este curso de dois dias
- é para dar aquilo a que chamo “um cheirinho” das possibilidades da PNL;
- as estruturas dadas terão que ser adaptadas à linguagem infantil (mas isso é sempre assim em comunicação, há sempre que adaptar a mensagem à pessoa);
- e o acento reside mais no campo da transformação pessoal dos cursistas do que numa possível aplicação prática nos outros.

1 comentário:

Dad disse...

Este Curso não deveria ser divulgado nas Escolas para os professores que tanto se queixam das dificuldades de comunicação com os alunos e os alunos com eles???