quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

SPIRAL DYNAMICS

Uma figura que misteriosamente assina como “Bal” publicou há dias um texto ("A construção do Eu") inspirado de Mihaly Csikszentmihaly.)

Ora venham mais destas iniciativas! Podem contribuir em muito para sair do que alguns consideram um simplismo soft e alargar a nossa visão de nós próprios e do mundo.

Mihaly Csikszentmihaly está contribuindo embora que, talvez indirectamente, para novos caminhos às vezes até já em combinação com a PNL.
No seu livro “Evolving Self” dá uma maior base ao conceito MEMES para identificar a origem do comportamento. Memes são uma espécie de psico-cultural DNA - paradigmas básicos, estruturas de pensamento, através dos quais observamos e reagimos ao mundo (em termos de PNL falamos de convicções, valores e aspectos identidade que formam o nosso mapa do mundo).

O modelo Memes foi desenvolvido por Clare W. Graves a partir da investigação sobre os seus colegas Maslov, Rogers e Skinner.
Clare W. Graves ao que parece, segundo os seus admiradores, estava demasiado avançado para o seu tempo. Coube a Don Edward Beck e Christopher C. Cowan a criação dum modelo dinâmico, com base nos Memes e vMemes, a que eles chamaram de “SPIRAL DYNAMICS”.

Spiral Dynamics™ é um modelo para quem está interessado em conhecer processos, forças impulsionadoras (wMemes), desenvolvimento e tranformação de pessoas, empresas, organizações, grupos e a sociedade na sua totalidade, para quem está interessado em intervir e contribuir neste processo. O desenvolvimento tem lugar como numa espiral caracterizada com diversas cores:

BEIGE - Survival; biogenic needs satisfaction; reproduction; satisfy instinctive urges.
PURPLE - Placate spirit realm; honor ancestors; protection from harm; family bonds.
RED - Power/action; asserting self to dominate others; control; sensory pleasure.
BLUE - Stability/order; obedience to earn reward later; meaning; purpose; certainty.
ORANGE - Opportunity/success; competing to achieve results; influence; autonomy.
GREEN - Harmony/love; joining together for mutual growth; awareness; belonging.
YELLOW - Independence/self-worth; fitting a living system; knowing; good questions.
TURQUOISE - Global community/life force; survival of life on Earth; consciousness.
O próximo estádio é o de CORAL.

Eis um livro actual impressionante que sugiro para quem está interessado:

SPIRAL DYNAMICS, Mastering Values, Ledership and Change
Don Edward Beck e Christopher C. CownBlackwell
Publishing Ltd, Oxford

Há cada vez no mundo mais centros de formação, consultoria e desenvolvimento pessoal empregando este modelo altamente dinâmico. Em Portugal ainda nunca ouvi falar nisto.

Quem conhece? Quem quer ir para a frente?

http://www.spiraldynamics.com
http://www.spiraldynamics.net
http://www.spiraldynamics.org
http://www.wie.org/spiral/

(Para iniciativas no sentido do estudo, apresentações e lançamento de tudo o que possa contribuir para o desenvolvimento individual e colectivo, a minha casa está ao dispôr)

Sem comentários: