quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

Tomar de empréstimo...

Uma dos modelos PNL que mais estimo é o dos Níveis Neurológicos. Só não gosto do nome...
Para os visitantes menos dentro do tema, trata-se de uma série de níveis sobre os quais se desenvolve o nosso eu. A partir do mundo exterior, temos o comportamento, as capacidades, as crenças e valores, a identidade e, sobre tudo, algo para lá da identidade que podemos definir como nível espiritual ou missão.
Grande parte dos problemas que sofremos pode ser atribuída a um desalinhamento ou incongruência entre estes vários níveis.
Como pode ser feliz ou maximizar o seu potencial alguem que julga as suas capacidades como desadequadas ao seu trabalho, ou as suas crenças não validando o seu comportamento ?
E que sucede se alguem não tem um destes "níveis neurológicos" suficientemente desenvolvido?
Se o problema ocorrer ao nível das capacidades, parece fácil: pode sempre treinar as que tem ou desenvolver outras.
E ao nível dos valores, da identidade ou da missão?
Aqui aparece a figura do empréstimo. Se alguem não elaborou a sua missão, provavelmente vai tomar como sua a missão que tiver mais cotação no meio social em que se move. Talvez assim se explique como tanta gente parece apostada em subir mais e mais a todo o custo em carreiras que pouco contentamento trazem.
A falta de elaboração ao nível dos valores e da identidade explica também a adesão cega a tribos, movimentos ou grupos. Nestas estruturas sociais encontram-se, prontos a usar, os padrões de comportamento que podem dar uma ilusão de completude.
Se não tenho, tomo de empréstimo...
Convem, entretanto, verificar bem se aquilo que tomo emprestado me serve para aumentar a riqueza e a congruência da minha experiência consciente.

Sem comentários: