quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

As seis condições para atingir Flow

- adaptado do Management Support Magazine (uma revista holandesa) -

Todos conhecemos aquela sensação extraordinária em que nos associamos totalmente a que estamos fazendo e esquecemos o tempo. É uma sensação de inspiração e ocupação maravilhosa. Esta sensação chama-se “flow”. Depois duma actividade destas sentimo-nos preenchidos e cheios de energia. às vezes dá-se também a “flow” a denominação de “stresse óptimo”.

O guru neste campo do flow é aquele investigador de origem Húngaro-Americana com o nome impronunciável Csikszentmohalyi. Ele Investigou o que é essa precisamente a sensação de flow e em que condições aparece. Uma sensação contínua de flow é aliás impossível – não seria então mais flow. Ora como é que se pode atingir essa sensação de flow, por exemplo, no contexto de trabalho?

Seis dicas:

1, Trate de ter um objectivo claro;

2. Faça um planeamento realista e em etapas de modo a poder verificar exactamente em que ponto se encontra e se está obtendo resultados positivos;

3. Empregue as suas competências de forma óptima;

4. Arranje forma de que as tarefas possuam suficientes desafios;

5. Esteja concentrado;

6. Mantenha o controle da situação.

Destas seis condições há duas principais: o emprego dos seus conhecimentos, das as suas capacidades, habilidades, competências e a questão do desafio. Desde que as duas, competências e desafio, estejam no máximo, atinge então aquela sensação maravilhosa de flow.

Sem comentários: