sexta-feira, 10 de março de 2006

Respondendo a perguntas enviadas por e-mail: Sobre dor, parto, PNL e Reiki

Pode a PNL aliviar as dores de parto?
Não se atingem os mesmos resultados com PNL e Reiki?


Sobre aliviar as dores de parto talvez seja interessante consultar directamente hipnoterapeutas especializados no assunto.
Sobre Reiki sei que há trainers de PNL que combinam Reiki e PNL. Eu não faço isso. São dois mundos para mim muito diferentes.

Eis o que me parece que a PNL diz sobre isso:
- se acredita que Reiki faz o mesmo que a PNL, certamente que o fará!
Em termos de PNL - as "energias", independentemente de existirem ou não, são só eficientes como resultado da crença. A PNL estuda a estrutura da crença e como se pode aumentar ainda mais a crença de modo a ter ainda maiores resultados positivos. Assim com PNL pode-se fazer Reiki ao quadrado, não pelo Reiki em si, mas pelo poder ilimitado das convicções. Claro que isto é discutível mas segundo a PNL é precisamente o mesmo que acontece com homeopatia ou com a medicina tradicional. Tenho um amigo que diz que o mais importante na vida, não é os resultados da investigação chamada de “científica”, mas sim os efeitos “placebo”.

Espero sucintamente ter dado aqui as diferentes formas de abordagem - como realizar “objectivos”. A PNL aborda estruturas e o que quer é saber como as coisas aparentemente misteriosas funcionam para aplicá-las na prática. No fundo o que acaba por funcionar verdadeiramente são os nossos modelos do mundo.


Sobre as dores de parto.
Sou homem e portanto não posso nunca senti-las realmente. Mas devo dizer que senti também por duas vezes dores de parto quando a minha mulher deu à luz. Claro que não posso saber quais as dores mais dolorosas, se as minhas ou da minha mulher.
O que sei é que há muitas mulheres que (nunca fariam Reiki nem PNL para evitar a dor) mas que dariam tudo para poder sentir novamente as dores abençoadas resultantes do nascimento duma nova criatura no mundo.

José Figueira

Sem comentários: