sábado, 29 de abril de 2006

PNL-MANIFESTO 1º DE MAIO

A PNL, o Meu futuro e o futuro dos Outros

Tenho dito muitas vezes que não é fácil transmitir em poucas palavras o que é a PNL.
E devo dizer que com a experiência que tenho não é só em Portugal que isso acontece. Muitas facetas da PNL são já conhecidas mas não são conhecidas pelo público em geral como tal, e isto porque (entre outras razões) muitos sucessores esconderam a origem ou lhe modificaram o nome.

Na PNL, psicologia cognitiva e eclética e arte de lidar consigo e com o outro, há axiomas, há estruturas básicas e há sobretudo vivências. Há variedade, há inovação e flexibilidade.

Neste quadro convido-o(a) a continuar a publicar, consultar e a divulgar o nosso blog:
http://www.pnl-portugal.blogspot.com/.
É um blog aberto.
É o blog das gentes da PNL.
É informal.
Fala-se de história, dão-se definições, publicam-se poemas e metáforas, às vezes provoca-se, até se sugere sexo (são as publicações com maiores reacções, o que significa que a PNL trata do essencial), espalham-se instruções para o sucesso ao mesmo tempo que se discute o que é isso de êxito e de sucesso.
A PNL é a vida e o que há de mais significativo na vida. É isso a PNL!

Mas uma coisa fica e mantêm-se na PNL e que às vezes não é nada fácil:
- A PNL é a tomada de responsabilidade pelo significado das nossas vidas.
E o significado das nossas vidas está unicamente nas nossas mãos!

Ora claro que isto é uma daquelas mensagens de que nem todos estão à espera. É possivelmente mais fácil acreditar que a salvação vem do invisível, de abstracções religiosas ancestrais ou modernizadas ou de técnicas actuais da new age, ou do exterior social, ou do governo, do partido ou sindicato ou do meu patrão...
Mas temo que a salvação nunca daí virá!
Acredito que cada um é responsável pela sua própria vida, pelo significado que lhe dá, pelo papel que desempenha, pelas suas emoções, pelas suas palavras e pelos seus resultados.

Costuma dizer-se que a PNL é para todos. Claro que a porta está aberta. Mas infelizmente a PNL ainda não é para todos. Infelizmente neste momento a PNL é ainda para uma elite. Na minha óptica particular, neste momento em Portugal começa a acontecer o que já vem acontecendo no mundo:

- a PNL é para todos mas a esperança está sobretudo nas mulheres!

Estou consciente da minha generalização mas vou para a frente:
- a grande maioria dos homens em Portugal agarram-se ainda desesperadamente a crenças e vivências caducas, um poder dictatorial de passado e inércia e muitas vezes de desrespeito. Tentam enfrentar, condicionados pelas suas regras antigas, o novo desafio de antemão perdido de seguir a pedalada inovadora, sensível e libertadora das mulheres.

A PNL é para uma elite que está em estado de perceber, sem convicções extremamente limitadoras, e pôr em acção a compreensão da maneira de como a nossa mente funciona.
Para além disso propõe a tomada de responsabilidade da passagem à pro-actividade no contexto particular e social e de forma ecológica individual e social.

Dizer YES! é ancorar-se no seu sucesso e na sua contribuição ao mundo e é sobretudo ter consciência das consequências da sua expressão corporal e verbal.

O Meu Futuro e o Futuro do Futuro sou unicamente EU!

Claro que estou dependente dos outros mas o resultado da minha relação com os outros continua a estar sempre nas minhas mãos.
E claro que sempre foi assim. Não há neste sentido nada de novo em PNL.

Só acrescentamos possivelmente uma coisa:
Tornar consciente este processo que sempre foi inconsciente. Em PNL tornam-se conscientes os processos inconscientes do sucesso através de
- Técnicas para descobrir as estratégias inconscientes do sucesso (a modelagem);
- Incentiva-se a aplicação de estratégias de excelência;
- A aplicação só tem significado pessoal e universal desde que seja ‘ecológica’ para si e para os outros.


Curso de iniciação à PNL, 2 dias, em Lisboa, a 6 e 7 de Maio, das 09.30 às 18.30 horas

Reacções directas a este blog ou a

PNL - José Figueira
www.pnl-portugal.com
96 653 47 05

Sem comentários: