quarta-feira, 5 de abril de 2006

Porque te queixas?

Gosto muito de ler crónicas nos jornais diários. Em geral são curtas, concisas, sugestivas, discutíveis e por isso inspiradoras.

Hoje, 5 de Abril, na última página do Diário de Notícias, despertou-me a atenção “Porque te queixas?” do Pedro Rolo Duarte. Ele escreve a propósito dum best-seller em Espanha sobre a Inutilidade do Sofrimento de Maria Jesus Álava Reys lançado agora em Portugal.
A lamúria, a queixa, é um tema muito marcante para a mentalidade portuguesa, “a nossa maior especialidade – juntamente com o clássico desenrasca”. Pedro Rolo Duarte comenta: “Andamos com o mundo às costas mas... não fazemos nada com ele. Limitamo-nos a carregá-lo com sofrimento...”

Para os conhecedores da PNL (Programação NeuroLinguística) certamente vem à memória a clássica metáfora da “mochila carregada de emoções negativas” que carregamos connosco e da qual o objectivo é transformá-la numa caixa de ferramentas para realizar excelência.

No seguimento da crónica o jornalista faz menção da situação actual do governo português em que parece haver quem não “afine com este diapasão” como José Sócrates e acentua que vivemos um momento em que até se vêm coisas nunca vistas como “um Vasco Pulido Valente elogiar um Governo”. Pedro Rolo continua a sua crónica e conclui que “olhamos o país sempre de fora, como se não fizéssemos parte dele. É essa a nossa condenação”.

Mas o mais divertido para mim é o final bem português do mesmo Pedro Rolo Duarte. É que ele termina mesmo com uma queixa:
“Eu, por exemplo, já estou cansado de ouvir queixas. De me queixar. E no fim deixar andar...”

Possivelmente que há uma correlação entre lamúrias, o desenvolvimento do país, e a Programação NeuroLinguística. Quem é o primeiro: o ovo ou a galinha? Não sei. O que sei é que a PNL em Espanha, ao contrário do que acontece em Portugal, está atingindo um nível de desenvolvimento sem precedentes. Pessoalmente estou convencido que está contribuindo para o salto qualitativo, económico e social em Espanha.
É que a PNL é uma metodologia que se concentra nas soluções. E quando dá atenção às lamúrias é para tirar delas os ensinamentos e a energia para passar à acção e construir o futuro.

5/04/2006


José Figueira
Trainer internacional de PNL
www.pnl-portugal.com

Sem comentários: