domingo, 28 de maio de 2006

CÍRCULO DE EXCELÊNCIA

Este exercício pode ser utilizado, quando queremos estar em um estado cheio de recursos, para enfrentar situações específicas ou simplesmente ter uma âncora muito forte de recursos, que poderá ser utilizada em qualquer lugar, a qualquer momento, com qualquer situação que desejar.
É muito importante que a pessoa antes de fazer este exercício tenha as informações necessárias a respeito de ancoragem incluindo pilha de âncoras, recursos, para que o exercício tenha resultado e seja bom. Sem os conhecimentos necessários de PNL a pessoa pode acabar saindo do exercício pior do que entrou. Cuidado!

Passos:
1. Encontre um lugar onde você possa ter um espaço livre à sua frente.
2. De onde você está, imagine uma situação levemente negativa, onde você gostaria de ter muitos recursos.
3. Pense em quais recursos ajudariam você nesse leve estado negativo Ex.: Curiosidade, humor, autoconfiança, descontração, etc.
4. No espaço a sua frente, crie um círculo suficientemente grande, para que você possa permanecer confortavelmente dentro dele.
5. Pense em uma época, onde você experienciou plenamente um dos recursos que você decidiu que necessita para ajudar você a lidar com essa situação levemente negativa, que você escolheu no início.
6. Enquanto você começa a reviver esse estado de recursos, entre no seu círculo e veja o que você vê, ouça o que você ouve e sinta o que você sente.
7. No auge (pico) dessa sensação, ancore o recurso, criando no seu corpo, o local de sua âncora pessoal. Ex.: punho, entre os dedos da mão, etc.
8. Solte a âncora e volte para sua posição inicial fora do círculo.
9. Repita do passo 4 ao 7, adicionando cada recurso que você decidiu que precisava, para mudar sua sensação, na experiência original negativa. Use o mesmo ponto para ancorar cada recurso adicional.
10. Olhe para o círculo que você criou e dê a ele cor, som, cheiro e sabor.
11. Entre no seu círculo, integrando cor, som, etc., a você. Dispare sua âncora para acessar todos os recursos que você já tem. No pico (auge) dessa nova experiência, use seu ponto, para ancorar a totalidade da nova experiência.
12. Saia do círculo soltando a âncora, dê duas voltas a seu redor, para "quebrar estado".
13. Imagine aquela primeira situação levemente negativa, entre no seu círculo, disparando sua âncora e perceba sua nova sensação.
14. Se a nova sensação precisar de mais recursos, repita o processo a partir do passo 4, adicionando o recurso que está faltando.
15. Se a nova sensação estiver apropriada, dobre seu círculo, de tal forma que você possa tê-lo com você, sempre que precisar usá-lo.
16. Teste e certifique-se que o seu círculo está disponível para você a qualquer momento. É só querer usar.
(Adapatação de Ken Seals e Mirella Castro)

Instituto Latino-Americano de Programação Neurolingüística (PNL)

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola a todos e em especial ao José Figueira. Tenho acompanhado com regularidade o blog e estou muito contente por me ter confirmado a vaga para iniciar o practitioner em Setembro! :) Estive agora a ler este post com a tecnica do circulo de excelencia, que é simplesmente do pouco que sei de PNL a minha preferida. Fiz um workshop de PNL onde a aprendi e a executei e os resultados foram fantasticos. Já a tenho utilizado com formandos meus nos cursos de formação pedagogica de formadores e os resultados têm sido excelentes, mesmo nos mais inseguros e timidos.
Espero que continuem com este projecto fantastico e quem sabe daqui a uns meses possa colaborar como PNliana também! ;)
Um forte abraço
Paula.