quinta-feira, 18 de maio de 2006

O Panorama Social Mental

O Panorama Social é uma aplicação moderna da PNL que trata o mundo social subjectivo como uma construção pessoal num espaço mental. Emprega as bases teóricas e a metodologia da PNL. É PNL pura.
Quem nós somos é o resultado do lugar que ocupamos entre membros da família, amigos, conhecidos e colegas. É neste espaço mental que os outros empurram, puxam, dirigem-nos numa determinada direcção. De forma inconsciente dão-nos calor, frio, sensações de apoio ou sensações limitadoras. A estrutura espacial mental constituída pela abstracção das pessoas à nossa volta é que determina a consciência do nosso lugar e posição no mundo.
Através da deslocação da imagem dos outros na nossa mente, transformam-se relações. Ao levar recursos em pensamento a alguns indivíduos com limitações pode-se criar um mapa enriquecido do mundo social. Desta forma podem-se reorganizar os grupos a que pertencemos e transformar o nosso lugar de membro.
Em poucas palavras, com as técnicas do Panorama Social constrói-se mapas da realidade social. Com outro mapa na nossa mente podemos mais facilmente tornarmo-nos uma “outra pessoa”.

Neste momento há já em Portugal diversas pessoas activas em coach empregando as técnicas do Panorama Social.

Sem comentários: