quarta-feira, 24 de maio de 2006

TRABALHAR É SOFRER?


“Um voo para fora da conformidade”

Leio com frequência o suplemento Economia do Diário de Notícias, sobretudo a “opinião” que acho frequentemente de alta qualidade profissional.

Hoje, 24 de Maio, Miguel Pina e Cunha, director do MBA da Universidade Nova de Lisboa reage a um jovem DJ dum programa universitário em que apresentava a segunda-feira como um mau dia na medida em que era o anúncio duma nova semana de trabalho.
Para além duma desmotivação actual dum trabalhador, Miguel Pina esclarece a raiz etimológica da palavra “trabalho”: tripalium = instrumento de tortura). Mas pergunta-se: “Poderá o trabalho ser di­vertido? E continuar a dar lucro?”
A sua resposta é SIM! E para isso ele ilustra o sucesso da Southwest Airlines, dirigida pela figura já legendária e exemplo de excelência - Herb Kelleher, a empresa de transporte aéreo tantas vezes apresentada como uma das mais bem sucedidas da história da avia­ção comercial.
Para quem quer conhecer a natureza da sua argumentação e os exemplos concretos aconselho a leitura do artigo. No quadro deste blogue de Programação NeuroLinguística quero salientar os princípios que Miguel Pina aponta com a estratégia do sucesso das empresas excelentes:

- Os empregados estão em primeiro lugar: a maneira co­mo tratar os seus empregados é a maneira como eles vão tratar os clientes

Daqui decorrem, segundo Miguel Pina três va­lores principais:

1. O trabalho pode ser divertido, por isso, divirta-se
2. O trabalho é importante, não o estrague com seriedade
3. As pessoas são importantes, cada uma faz a diferença


No artigo seguem-se exemplos concretos de selecção de pessoal e markting, fazer a diferença, criatividade e humor.

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