sábado, 8 de julho de 2006

Resolvendo um problema num nível diferente do pensamento que está criando o problema

A PNL fornece muitas habilidades e ferramentas destinadas a tratar e resolver conflitos tanto internos como interpessoais. Isso inclui as técnicas de ressignificação, integração dos conflitos, alteração de posições perceptivas e muitas habilidades de comunicação fundamentais como o metamodelo, calibração e métodos de comunicação não verbais.

O processo de integração dos conflitos foi inicialmente desenvolvido para tratar conflitos internos dentro de um indivíduo, e também se tornou o fundamento para os modelos de negociação da PNL. Abaixo temos uma visão geral da abordagem básica da PNL para o tratamento de conflitos.

1. Identifique claramente as questões essenciais envolvidas no conflito. Essas questões serão representadas tanto como opostas ou polaridades. Determine em que nível lógico o conflito está mais focado. Por exemplo: investir ou gastar dinheiro versus economizar o dinheiro = um conflito no nível de comportamento.

2. Estabeleça uma ‘metaposição’ imparcial e claramente distinta dos dois grupos em conflito.

3. Descubra uma intenção ou propósito positivo por trás das questões de cada grupo. A intenção positiva estará necessariamente num nível mais elevado do que as questões que criaram o conflito. ("Você não pode resolver um problema no mesmo nível do pensamento que está criando o problema.") Tipicamente as intenções positivas não serão opostas ou polaridades. Elas são muitas vezes complementares, e sistematicamente benéficas embora opostas individualmente. Por exemplo: gastar dinheiro = "desenvolvimento"; economizar dinheiro = "segurança"

4. Certifique-se de que cada grupo reconhece e admite a intenção positiva do outro. Isso não significa que qualquer um dos dois grupos têm que aceitar o método que o outro está adotando para satisfazer a intenção positiva, nem isso significa que qualquer um dos grupos têm de transigir a sua posição.

5. A partir da ‘metaposição,’ continue ‘segmentando para cima’ até ser identificada uma intenção comum num nível mais elevado em que os dois grupos compartilhem. Por exemplo: otimização de recursos.

6. Explore outras alternativas para alcançar a intenção compartilhada pelos dois que estão produzindo o conflito. Isso pode incluir a mistura das duas escolhas existentes, mas deve incluir pelo menos uma alternativa que é completamente distinta das duas em conflito. (por exemplo: Investir algum dinheiro e economizar algum dinheiro, emprestar dinheiro, criar uma alternativa para produção de renda, achar um parceiro investidor, reduzir alguns gastos para esse dinheiro ser investido em outras áreas, etc.)

7. Identifique que escolha ou combinação de escolhas serão as mais efetivas e ecologicamente
satisfaça, de maneira sistemática, a intenção comum e as intenções positivas individuais com o máximo impacto positivo

Se quer ler o artigo completo:
Resolvendo conflitos com a PNL, Robert Dilts

em http://www.golfinho.com.br/
Artigo do mês: Julho/2006

Sem comentários: