quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Um enredo que cura crianças

de Tijn Touber

O que é que você faz se o seu filho sofre com pesadelos, de medo de fracassar ou de outra fobia? O que é que você faz se ele é alérgico ao leite de vaca, pólen, tomate ou poeira? Simples: você lhe conta uma história especial.
A idéia para escrever histórias que curam para crianças ocorreu a Paul Liekens depois da sua aparição num programa da rede de televisão holandesa VTM, em 1999. Durante o programa, Paul, que é trainer de PNL, contou como muitas fobias e alergias podiam ser curadas usando as técnicas da PNL. Ele apoiava a sua alegação por ter ajudado um conhecido âncora da TV a superar o seu medo de voar. Depois do programa, o canal foi assolado por chamadas, principalmente de pais cujos filhos sofriam de alergias e outras sensibilidades.
Mas crianças não respondem bem as abstratas técnicas de reprogramação da PNL, que se concentram no aprendizado de olhar a si próprio de longe. Liekens saiu a procurar um caminho alternativo para chegar ao subconsciente, e teve a idéia de usar contos de fadas e metáforas nas suas histórias. Ele realizou um projeto piloto usando histórias com 20 crianças. Os resultados foram surpreendentes – 18 das 20 crianças superaram seus problemas – de tal modo que os pais permitiram publicar seus números de telefones no livro ‘Healing Stories (Histórias que curam)’ para que os céticos pudessem entrar em contato com eles.
De acordo com Liekens, os processos biológicos são conduzidos pelo subconsciente. Se alguém tem um envenenamento depois de comer camarão, o subconsciente...

continuação do artigo:
http://www.golfinho.com.br/artigos/artigodomes.htm

Sem comentários: