quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

dúvida sobre uma técnica (talvez) de visualização

Gostava de saber ao certo o que é exactamente fazer o "morphing das imagens".

Encontrei na net um texto sobre estratégias para lidar com a ansiedade que fala neste processo, pelo que percebi, totalmente mental. Tem a ver, claramente, com o uso das sub-modalidades, mas não percebi, por dentro, como se faz ou em que difere do habitual "recolorir" da representação interna do evento.

Obrigada!

2 comentários:

José Figueira disse...

Também não sei do que se trata. Envia-me mais informação ou mesmo o texto e com base no contexto do texto posso descobrir do que se trata.
O que me parece é que se trata do processo mais simples e básico da PNL, pura e simplesmente uma “transformação de sub modalidades”.
Se a transformação das sub modalidades da situação negativa é feita com base na imagem duma situação similar positiva, trata-se então dum próximo passo, é aquilo a que nós chamamos de (e eu evito traduções) “mapping across”.
Se se trata, não de sub modalidades, mas da criação de sinestesias com modalidades sensoriais, então a denominação é “overlap”.
Mas, como disse, envia-me o texto se estas minhas respostas não satisfizerem.

José Figueira disse...

Carla
Li o texto e olha que confesso que não sei. Nunca tinha encontrado o termo.
Possivelmente podes traduzir por "substituiição" ou "sobreposição". Mapping across portanto. Se é mesmo isto claro que ele se refere à sobreposição das submodalidades da energia do medo para as empregar no objectivo.
Pessoalmente acho isto um bocado delicado. Corre-se o risco de associar medo ao objectivo.