quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Perguntas e respostas

Pergunta:
Estou a reler um livro antigo/1999, simples e interessante, que tinha aqui em casa, é do José Sequeira e chama-se mesmo "DESENVOLVIMENTO PESSOAL", editado pela MONITOR. Fala sobre PNL!!! É descomplicado e está a ajudar-me a assentar ideias.

José Figueira:
O Engº José Sequeiro deu cursos de PNL no Porto. Parece-me que foi o primeiro ou um dos primeiros a dar cursos de PNL em Portugal. Deu cursos para vendedores.
Li o livro dele. Usa na verdade, entre outras coisas, técnicas de PNL.
Acho que há uns anos atrás tentei o contacto mas não resultou.

Pergunta:
A representação interna Sensitiva é a Cinestésica? José Sequeira fala de R.I. Visual/Auditiva/Sensitiva para identificar o referencial preferencial de cada pessoa e promover um diálogo interior positivo...

José Figueira:
Sem ir consultar o livro e pelo que me lembro quando o li, é um livro interessante, inspirador e útil certamente. Não pode ser consultado para informação credível sobre PNL, parece-me. O sensitivo de que ele fala é certamente o cinestésico. E há que fazer uma distinção entre o C e o Ad. Claro que pode haver uma correlação entre o Cinestésico e o Auditivo digital, sobretudo quando o nosso diálogo interior (Ad) se concentra nas desgraças emocionais pessoais e da vida (C). Neste caso ruminamos mentalmente (Ad) à volta de recordações emocionalmente negativas (C). Mas como podemos empregar a estratégia Ad - C- (Ad - C negativo), também podemos usar a estratégia Ad - C+ (Ad – C positivo).
Espero ter respondido à tua mensagem no telemóvel. Se não, pergunta.

Agradeço faças estas perguntas no blogue pois haverá certamente mais gente que possa vir a usufruir da resposta.

Sem comentários: