terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

RAPPORT - O INGREDIENTE MÁGICO DO COACHING


Qual é a diferença que faz a diferença quando você se sente confortável e apreciado por alguém, mesmo quando ele discorda do que você diz?

Como é que você gosta instantâneamente de algumas pessoas que encontra, enquanto que de outras, você não consegue nem se aproximar?

Porque é que você pode falar com algumas pessoas durante horas e isso parecer-lhe apenas alguns minutos?

A resposta para todas essas perguntas é o Rapport. Um dos alicerces da PNL e o mais importante processo em qualquer comunicação. Quando as pessoas estabelecem uma comunicação onde existe rapport, elas acham que é fácil serem entendidas e acreditam que seus interesses são altamente considerados pela outra pessoa.
Rapport significa receptividade ao que a outra pessoa está a dizer; não significa necessáriamente que você concorde com o que está sendo dito. O que acontece é que, quando você está em Papport, algo mágico acontece. Você e os outros sentem que são escutados e ouvidos. Num nível inconsciente, existe o confortável sentimento de que... "Esta pessoa entende-me e eu posso relaxar".

O verdadeiro Rapport cria uma atmosfera de confiança mútua. E assim, se você está usando o rapport como um meio de influenciar outra pessoa a pensar como você pensa, fique a saber que, em algum nível ela sabe disso instintivamente e não irá reagir positivamente. Entretanto, se você se tornou um perito na arte do Rapport e a sua intenção é ouvir e ser ouvido, para alcançar soluções ganha-ganha ou para criar amizades genuínas, você poderá tornar-se num comunicador poderoso e confiável.

Muitas vezes, as pessoas estão naturalmente em rapport. Você já percebeu que alguns casais nos restaurantes estão em sintonia um com o outro e que os seus corpos se movem juntos como que dançando? Preste atenção às crianças a brincar. Observe as interações nas reuniões. Veja, ouça e sinta o verdadeiro efeito de duas pessoas que estão em Rapport; Observe em silêncio, os resultados da sincronicidade dos seus movimentos na comunicação mágica que estabelecem!!!

Rapport é a essência da comunicação bem sucedida. É a capacidade de estar disponível para o mundo do outro, sentir o que ele sente, e criar fortes laços em comum.

Adaptado do Artigo do Mês www.golfinho.com.br

Sem comentários: