terça-feira, 29 de maio de 2007

O SEGREDO ???


O livro do filme “O SEGREDO” já está traduzido em português (do Brasil).

Segundo os autores, parece que fragmentos de um Grande Segredo foram encontrados nas tradições orais, na literatura, nas religiões e filosofias ao longo dos séculos.
Dizem os autores, num sensacionalismo com características muito americanas e ocidentais europeias como prolongamento nos americanismos, dizem eles pois, que pela primeira vez, todas as peças deste Segredo se juntam numa revelação incrível que transformará a vida de todos os que o vivenciarem.

Claro que o Segredo, parece-me, não é segredo nenhum! O impacto e a importância reside no meu entender, na forma sublime como é apresentado no filme: em primeiro lugar no marketing com alicerces na necessidade humana de realizar significados e disparar sensações e a partir daí contribuir para criar ligações neurológicas a nível inconsciente entre Capitalismo e Significado; na idealização do dinheiro, por exemplo, e na proposta altamente simplista de se conseguir tudo o que se quer desde que se saiba “visualizar” bem!

Este livro reúne, parece-me na verdade, histórias reais e os testemunhos de pessoas que, acreditamos, tenham transformado profundamente as suas vidas, seja na saúde, nas finanças, nos relacionamentos, na erradicação das doenças, superação de obstáculos e na conquista de metas consideradas pelo paradigma tradicional da ciência e medicina como impossíveis. E estes são os grandes pontos positivos. É uma mensagem vinda da América dos dólares e do imperialismo que, ao lado da desgraça, da exploração, doença, e da agressão, nos oferece ao mesmo tempo a Salvação!

No filme, altamente inspirador na verdade, parece que, segundo os autores, o espectador poderá entender o seu poder oculto e inexplorado, trazendo alegria para cada aspecto da vida. E a partir de agora pode ler isso também no livro em português (do Brasil).

O filme “O Segredo” é no meu entender um fenómeno. Tanto que o integro nos meus programas. Sobretudo se para além do sensacionalismo juntarmos os elementos que na verdade fazem a diferença: a acção, a prática, o como se faz isso, o quanto quer pagar... e muitos outros aspectos mais subtis que determinam o “sucesso”. Este aspecto, por exemplo: o quanto quer pagar? "Quanto quer pagar" é no meu entender, muito importante. O que quer pagar... e vale mesmo a pena em relação ao que recebe? É ecológico para si? Vai de encontro, nesta fase do seu processo pessoal, à auto-descoberta e auto-realização da sua identidade e missão?
E é destas coisas que trata a Programação NeuroLinguística. Por isso o interesse no filme.

E para as pessoas que se não deixam levar por sensacionalismos e que querem crescer sem desilusões, mantendo os pés na terra, com certo relativismo e levando consigo os pontos de interrogação da vida, e que querem assumir a responsabilidade dos seus pensamentos e seus actos num sistema orgânico cósmico em que cada acto tem consequências universais, para essas pessoas aconselho o filme e o livro concebido e realizado com base nos génios actuais da física quântica.
O filme e o livro chamam-se:

What the Bleep do we (K)now!?

E também este filme está a passar a fazer parte, cada vez ainda mais, dos meus programas de PNL.

Sem comentários: