terça-feira, 3 de julho de 2007

O que é a PNL? Do que estamos a falar?

Já há anos que emprego a metáfora das matrioscas para ilustrar o que é a PNL.
E cada curso parece ajudar-me a compreender cada vez melhor aquilo que estou a fazer!
A gente descasca, descasca, e chega cada vez mais fundo na compreensão de nós. E se nos compreendermos verdadeiramente, não só com a cabeça, mas se compreendermos com o nosso corpo todo, passaremos automaticamente a agir então a partir da matriosca mais íntima, a mais verdadeira e essencial em nós.
-Fizemos então um percurso ao cerne para a partir daí agirmos cada vez mais a partir do nosso cerne.

Mas há muita gente que vem à PNL para adquirir mais ferramentas para o controle das suas convicções, das suas emoções, dos seus traumas.
Alguns, muito poucos felizmente, saíram desiludidos do meu curso. É que na verdade a PNL serve também para isso, para o controle, mas estavam então no curso errado.
Quanto mais controle quer, mais energia desperdiça. Só no momento em que não precisar de controlar nada, é esta a minha convicção, você é livre. Você finalmente está do lado da causa, você emprega as suas energias a seu belo prazer.

Nos meus cursos as ferramentas têm outro objectivo que o controle auto-emocional:
A PNL tem nos meus cursos como objectivo ajudar a gente a despir-se dos auto-teatros pessoais e dos teatros sociais. Quanto mais controle nós queremos, de mais matrioscas precisamos, mais energia é despendida, mais consequências indesejáveis recebemos, e mais stress, e maiores são as possibilidades de acabarmos nas urgências hospitalares.
O caminho da PNL é para mim a utopia pura, a realização do impossível. As metas que obedecem às condições de formulação verdadeiras e as mais motivantes são aquelas que à primeira vista são irrealizáveis. Tudo o que é realizável é uma realização duma intenção que esconde por detrás uma intenção superior a suspirar por realização. O (aparentemente) irrealizável reina nos domínios e desejos íntimos da subjectividade pura.

A PNL não é para mim modelagem, se alguma vez a PNL foi isso, a PNL é para mim o caminho para a verdadeira liberdade. É utilizar tudo à nossa disposição para tornar consciente os processos inconscientes para utilizar esses processos no caminho extremo da utopia, é libertar-se do seu próprio pressuposto mais básico:
-É libertar-se dos filtros, libertar-se do seu próprio mapa do mundo, para encontrar? Para encontrar...
-Talvez o Outro, talvez o Nada.
E só quando houver talvez o Nada, há possivelmente Liberdade, Paz, Plenitude, Silêncio na nossa alma...

José Figueira
Trainer -PNL-PORTUGAL

2 comentários:

Anónimo disse...

Metafóricamente falando a PNL é Alquimia. Transforma o carvão em bruto em Ouro puro. Quem aplica as técnicas da PNL acaba por transformar "Sapos em Principes". Obrigada Zé.

Isabel Mendes

Anónimo disse...

Tão lindo, tão bom.....Obrigada.
Isabel Perry