terça-feira, 25 de setembro de 2007

Potencialidades do Metamodelo em problemas de aprendizagem

É sabido em PNL que as convicções criam o potencial para a aprendizagem, e que é este potencial que conduz à acção e a resultados. Ora existem alunos que por vezes verbalizam convicções limitadores do tipo: (1)«Não sou bom a Matemática» ou (2)«No meu bairro ninguém é bom a Matemática» ou (3)«A Matemática é muito difícil». Como seria importante a um professor, depois de algum rapport com o aluno, aplicar o Metamodelo de Virginia Satir para desbloquer convicções limitadoras nos alunos! No exemplo (1) teríamos: «Quem disse?» ou «Como é que sabes?». No exemplo (2) o professor poderia dizer: «E se tu, mesmo vivendo nesse bairro, fosses bom a Matemática?». No exemplo (3): «A Matemática difícil? Difícil em relação a quê? Ora... ainda não é fácil para ti, mas sê-lo-á em breve!!».

1 comentário:

José Figueira disse...

O professor de matemática entra na sala de aula, é o primeiro dia. Ele diz: Estive aí sentado, como cada um de vocês, e pensava quando estava aí sentado com a vossa idade que nunca aprenderia matemática. E agora vejam quem está na vossa presença!
"Se eu aprendi, TODOS são capazes!
(Modelo Milton de linguagem)