sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Contos para pensar

OBSTÁCULOS
Vou caminhando por uma vereda. Deixo que os meus pés me levem. Os meus olhos pousam-se nas árvores, nos pássaros, nas pedras.
No horizonte recorta-se a silhueta de uma cidade. Fixo nela o olhar para a distinguir bem.
Sinto que a cidade me atrai. Sem saber como, dou-me conta de que nesta cidade posso encontrar tudo o que desejo. Todas as minhas metas, os meus objectivos e os meus logros.
As minhas ambições e os meus sonhos estão nesta cidade. Aquilo que quero conseguir, aquilo de que necessito, aquilo que eu mais gostaria de ser, aquilo a que aspiro, aquilo que tento, aquilo pelo que trabalho, aquilo que sempre ambicionei, aquilo que seria o maior dos meus êxitos.
Imagino que tudo está nesta cidade. Sem duvidar, começo a caminhar até ela.
Pouco depois de começar a andar, a vereda põe-se a subir pela encosta acima. Canso-me um pouco mas não importa. Sigo.
Avisto uma sombra negra, mais adiante, no caminho. Ao aproximar-me, vejo que uma enorme vala impede a minha passagem. Receio... Duvido. Desgosta-me não conseguir alcançar a minha meta facilmente. De todas as maneiras, decido saltar a vala. Retrocedo, tomo impulso e salto...
Consigo passá-la. Recomponho-me e continuo a caminhar. Uns metros mais adiante, aparece outra vala. Volto a tomar impulso e também a salto. Corro até à cidade: o caminho parece desimpedido.
Surpreende-me um abismo que detém o meu caminho. Detenho-me. É impossivel saltá-lo. Vejo que num dos lados há tábuas, pregos e ferramentas. Dou-me conta de que estão ali para construir uma ponte. Nunca fui habilidoso com as minhas mãos... penso em renunciar.
Olho para a meta que desejo... e resisto. Começo a construir a ponte. Passam horas, dias, meses. A ponte está feita. emocionado atravesso-a e ao chegar ao outro lado... descubro o muro.
Um gigantesco muro frio e húmido rodeia a cidade dos meus sonhos...
Sinto-me abatido... Procuro a maneira de o evitar. Não há forma. Tenho de o escalar. A cidade está tão perto... Não deixarei que o muro impeça a minha passagem. Proponho-me trepar. Descanso uns minutos e tomo ar...

Rapidamente vejo de um lado do caminho, uma criança que olha para mim como se me conhecesse. Sorri-me com cumplicidade.
Faz-me vir à memória como eu próprio era... quando criança.
Talvez por isso me atrevo a expressar em voz alta a minha queixa.
- Porquê tantos obstáculos entre o meu objectivo e eu?
A criança encolhe os ombros e responde-me:

- Porque me perguntas a mim? Os obstáculos não existiam antes de tu chegares... Foste tu que trouxeste os obstáculos....

Jorge Bucay

3 comentários:

Ricardo Ferrão Vilaverde disse...

Aqui está uma metáfora potente. A meio da leitura, ainda pensei: "queres ver que é mais uma daquelas histórias que nos diz que a vida é cheia de obstáculos, e que é preciso trabalhar, não desistir nunca, trabalhar mais, e por aí adiante?" Ingenuidade minha:). Afinal não era, e ainda bem.

Anónimo disse...

Aplica-se a tudo o que quisermos, mas para mim em especial ao facto de estar a deixar de fumar. Começo agora a avistar ao longe a cidade e sei que lá hei-de chegar. Queria aqui congratular esta estória magnifica e deixar um apelo de coragem, força e criatividade a todos aqueles que também estejam nesta caminhada!

Unknown disse...

Excelente...
Adorei suas postagens, essa traz muita sabedoria sobre nossa vida...