terça-feira, 30 de outubro de 2007

"Qual é o pressuposto da PNL dos menos fáceis de integrar?", um artigo de José Figueira


Olhando para anos de experiência a fazer Coach e a dar cursos, tenho dito que os princípios mais importantes da PNL são:

1. “Percepção é projecção” (aquilo que eu percebo do outro, ou do mundo, é a minha imagem do outro ou do mundo, o que no fundo não tem nada a ver com o outro, mas só comigo);
2. “Causa e efeito” (o que acontece comigo sou eu que fabrico ou é o efeito das acções do outro? Ora, segundo a PNL, sou eu que fabrico as minhas próprias sensações, sou eu o causador das minhas próprias acções, o autor dos meus próprios pensamentos e nunca o outro, seja este outro meu companheiro ou companheira, o meu chefe, o funcionário público, etc. – O que sinto só tem a ver comigo, nada a ver com o outro).

E há outro princípio talvez ainda mais fundamental que é a consequência directa destes dois princípios mencionados, a consequência directa da impossibilidade de conhecer a Verdade, se é que existe algo como a Verdade…

Se quiser, leia mais sobre este princípio no artigo
"Qual é o pressuposto da PNL dos menos fáceis de integrar?"

Sem comentários: