quinta-feira, 3 de abril de 2008

AFIRMAÇÕES

“Eu” e o “Presente do Indicativo”

A nossa mente é um complexo mecanismo formado basicamente de tendências, vivências, influências, inclinações talentosas, predisposições hereditárias, etc..

Tudo isso concentrado neste maravilhoso computador humano, definitivamente o mais complexo e completo da face da terra.
Não é à toa que cientistas ligados à informática tentam, a todo ocusto, imitar o funcionamento da mente humana, através de complexas programações, com a finalidade de se obter uma inteligência artificial equiparada ou aproximada da inteligência humana.
Assim também nós precisamos ter uma noção de como reajustar os controles "do nosso computador" para que consigamos elevar o nosso nível de vida.

Uma das técnicas mais simples e mais usadas é a das afirmações positivas.
Afirmações positivas ou simplesmente afirmações
 são fortes pensamentos positivos que implantamos deliberadamente na nossa mente, com a finalidade de redireccionar o nosso subconsciente de maneira a podermos atingir as nossas metas.

 são frases que nos ajudam a modelar as nossas crenças e pensamentos de forma a nos transformarmos na pessoa que desejamos ser.

são declarações positivas e afirmativas no sentido de eliminar o negativismo.

 são frases seleccionadas que utilizamos durante o fenómeno"self-talk"/Diálogo interno, para reafirmarmos a nossa disposição de obter sucesso na vida;

 são frases que traduzem a realidade dos eventos que pretendemos que aconteçam durante o curso da nossa vida.

 são declarações ou depoimentos de acreditarmos em nós mesmos.
 são, finalmente, métodos de nos predispormos para o sucesso.
Para que as afirmações possam atingir o nível de eficiência que desejamos,
é necessário que sejam:
 Curtas e simples
 Que sejam de fácil assimilação
 Que sejam afirmações positivas
 Que sejam repetidas diversas vezes.
De importância fundamental é
 A maneira como a sugestão é formulada
 O número de vezes que a afirmação é repetida.
Afirmações positivas poderão ser utilizadas para revitalizar ou estimular diversas áreas do nosso comportamento.
Elas ajudam-nos a interromper ciclos viciosos de comportamento,permitindo a introdução de novos "patterns" de comportamento,novas ideias e predisposições para aceitar novos estímulos.
Afirmações positivas podem ser orientadas ou direccionadas para qualquer área do nosso comportamento, dependendo tão sómente do conteúdo da mensagem.
Nas afirmações positivas para a felicidade procura-se predispor a nossa mente para a assimilação de uma nova realidade, onde a aceitação própria como ser humano é uma condição necessária e imprescindível a qualquer mudança comportamental.
Nessas afirmações positivas o foco é dirigido para a nossa capacidade interna de aceitação das nossas limitações, sem nos sentirmos culpados por causa disso.

Da incrementação da nossa capacidade sugestiva; da implementação de novas atitudes positivas no nosso mecanismo pensante.
Exemplos de afirmações positivas para a felicidade:
Eu gosto da minha pessoa.
Eu gosto da maneira como eu sou e das minhas atitudes.
Eu sou capaz.
Eu tenho méritos.
Eu sou merecedor de confiança.
Eu sou prestável.
Nas afirmações positivas para o sucesso, procura-se predispor a nossa mente para a ultrapassagem de obstáculos e para a continuação e manutenção de atitudes positivas relacionadas com o sucesso.
Exemplos de afirmações positivas para o sucesso:
Eu sou uma pessoa de sucesso.
Tudo que eu faço na vida, faço com sucesso.
Eu posso ultrapassar todos os obstáculos.
Continuo a obter cada vez mais sucesso na vida.
Eu permito-me viver com sucesso.
Sou respeitado e admirado por todos.
Para o estabelecimento de metas, a nossa mente é condicionada a sempre perseguir e conseguir um objectivo em vida.
Exemplos de afirmações positivas para o estabelecimento de metas:
Eu sei exactamente o que quero da vida.
Eu sempre consigo atingir as minhas metas.
Eu vivo porque quero viver.
A cada dia que passa vou construindo o meu futuro.
A minha vida é constituída por sucessos diários.

Exemplos de afirmações positivas para auto-confiança:
Só aceito influências positivas.
Novas oportunidades estimulam a minha auto-confiança.
Eu vivo porque quero viver.
A cada dia descubro novas forças dentro de mim.
As pessoas adoram-me... e eu mereço isso.

Exemplos de afirmações positivas para a redução da tensão nervosa:
Eu sinto-me cada vez mais calmo e descansado.
A cada dia confio mais em mim.
Eu tenho paz interior.
A minha mente, corpo e minhas emoções estão em paz.
Tenho tempo suficiente para fazer tudo que preciso.
Tenho calma para aceitar coisas que eu não posso mudar.

Diversos outros exemplos, em diversas áreas, poderiam aqui ser apresentados. Contudo, todos eles têm a mesma tónica.
Todos pressupõem que somos capazes, felizes e indivíduos de sucesso.
Essa predisposição, que não deixa de ser uma reprogramação da nossa mente, tem a faculdade de nos ajudar a quebrar o ciclo vicioso de natureza negativa e introduzir novas ideologias e filosofias.
Mudemos o foco da nossa atenção e mudaremos o nível de felicidade que estamos a sentir no momento.

É sempre conveniente lembrar que, se não controlarmos o foco da nossa mente, a nossa mente vai por certo controlar-nos.


A sensação de ter valor - sou uma pessoa de valor - que é a base da auto-estima, é essencial à saúde mental.
Quando a pessoa se sente valiosa cuidará de si mesma de todas as maneiras que forem necessárias
e não se submeterá a ser maltratada por ninguém.

SOU UMA PESSOA DE VALOR
E AMO-ME!

Um grande xi para todos da
ISA :-)

Sem comentários: