domingo, 13 de abril de 2008

Ah...Metáforas....metáforas...

"As metáforas podem criar realidades para nós, especialmente realidades sociais. Uma metáfora pode ser um guia para uma acção futura. Tais acções, naturalmente, serão adaptadas à metáfora. Isso, por seu lado, irá reforçar o poder da metáfora para tornar a experiência coerente. Neste sentido, as metáforas podem ser profecias auto-realizadoras”.

(George Lakoff e Mark Johnson)


O que são as metáforas?

A palavra “metáfora” vem do grego "meta" (além) + "phorein" (transportar de um lugar para outro). O termo tem a conotação de transportar o sentido literal de uma palavra ou frase, dando-lhe um sentido figurado. A metáfora comunica com os dois lados do nosso cérebro.

É compreendida literalmente pelo lado esquerdo, associado à mente consciente, lógica e racional, onde se encontram as estruturas corticais responsáveis pelo processamento da linguagem. Ao mesmo tempo, é compreendida no seu sentido figurado, pelo lado direito, associado à mente inconsciente, intuitiva, criativa, emocional e sábia.

A metáfora usa uma linguagem simbólica que é característica da linguagem primária do inconsciente. É uma forma de comunicação indirecta que utiliza uma história ou uma figura de linguagem e implica uma comparação, expressa ou apenas implícita.

Na PNL, a metáfora engloba parábolas, alegorias, contos populares, ditados, provérbios e estruturas similares.
As metáforas são o complemento nutritivo fundamental para a nossa imaginação. Se nós queremos manter a nossa imaginação activa, a última coisa de que precisamos é de ficar presos nas quatro paredes da nossa realidade visível, concreta e tangível.

O que podemos fazer de maneira diferente depende de diversos factores, mas olhar para as nuvens através da nossa janela pode ser um bom ponto de partida para a mudança. Melhor que isso, podemos dar um passeio pela floresta e ouvir a música da água enquanto abre o seu caminho através da correnteza, tocando gentilmente as rochas, à medida que circunda as pequenas barreiras que encontra ao longo do seu caminho tortuoso.

(Construído e adaptado de um texto de SaKAIZEN Sakurai, encontrado em: http://www.seducaoecomportamento.com.br/pnl10.htm)

Sem comentários: