sexta-feira, 18 de abril de 2008

Apresentando

Olá,

É com muita satisfação que passo a fazer parte desta seleta lista de colaboradores do Blog. Resido no Brasil e foi a partir do Google que localizei as informações contidas aqui.

Em fevereiro deste ano tive o prazer de conhecer algumas pessoas que se mobilizam para o crescimento da PNL em Portugal e este blog representa uma enorme fonte de informação para para todos aqueles que desejam conhecer mais a PNL.

No Brasil existem cerca de 70 institutos de PNL e esse número cresce a cada dia. Recentemente foi introduzido ao mercado o curso de Pós-Graduação em PNL. Por aqui, nos últimos 2 anos vem acontecendo um fenomeno que me preocupa: cursos rápidos de PNL, dividindo o básico do Practitoner em pequenos treinamentos e mini-cursos oferecendo uma pseudo certificação para as pessoas que procuram esses cursos motivados muitas vezes pelo lado financeiro.

Essa talvez seja uma questão que podemos debater e estreitar o intercâmbio cultural para todos aqueles que fazem uso da PNL.

Abaixo estou enviando uma pequena contribuição sobre os questionamentos que tenho acerca dessas modificações.

Pós-Graduação

O Descubra PNL tem o prazer de publicar com exclusividade os trabalhos da primeira Pós-Graduação em Programação Neurolinguística do Brasil. O curso é uma parceria da UNIG – RJ (Universidade Iguaçu) e o INDESP – ES (Instituto de Desenvolvimento Pessoal).

A primeira turma de Pós-Graduação em PNL teve seu fim em dezembro de 2007 e tem previsto para março de 2008 a apresentação dos trabalhos finais em Vitória ES. Serão 14 trabalhos acerca das teorias e técnicas da Programação Neurolinguística descritos nos moldes acadêmicos e apresentados aos mais diversos profissionais.

Sabe-se que hoje no Brasil a PNL não conta com uma regulamentação, os cursos são livres e muitos deles não cobram sequer uma formação superior. Estamos sujeitos a pessoas ministrando cursos apenas com a formação básica e elementar. Certamente a cobrança e o nível de especialização são diferentes. O curso tem carga horária de 360 horas/aula, compreende 18 meses e é exigido uma monografia.

Richard Bandler, um dos criadores da PNL, em seu livro “Hora de Mudar (2003, pg. 35)” nos faz a seguinte indagação:

“Milton Erickson não era propenso a ignorar o senso de humor porque muitas pessoas pensam que, se você de diverte com algo, não funciona. Se a PNL acrescentar alguma coisa ao mundo, espero que seja a atitude: ‘Se não for divertido, provavelmente não funcionará.’ Muitos dos meus colegas tentaram fazer a PNL séria. Percebi que o humor é uma ferramenta poderosa. Vocês já perceberam?”

E continua...

“Quando entramos para a escola, quase todos nós tivemos professores que nos faziam sentir mal enquanto tentavam nos ensinar. Só foram bem-sucedidos na primeira parte. Se eu escrever um polinômio no quadro, a maioria das pessoas se sentirá mal. Quando estávamos na escola, obrigavam-nos a ficar quietos, sentados. Nós nos sentíamos mal. Os professores induziram o medo e ancoraram com números.”

O grande desafio para aqueles que lidam com a PNL será o de estruturar e o de resguardar os profissionais que dela se utilizam. Como será essa estruturação? Que ciência se apropriará da PNL? Ela será livre e estruturada em forma de sociedades e escolas? É claro que não tenho respostas para essas perguntas e este desafio com certeza será uma demanda cada vez mais freqüente dentre aqueles que se dizem “pnelistas”.

Um abraço a todos.





5 comentários:

Anónimo disse...

Olá Rodrigo

Muito boa essa sua colocação.
Moro no Brasil e descobrir esse blog e amei, venho aqui todos os dias.
Conheci a PNL ano passado e não tenho conseguido fazer um curso da PNL porque onde moro em Pernambuco praticamente não existe. Comprei alguns livros, mas é complicado aprender sozinha.
Um abraço.

Paula Freire disse...

Olá Rodrigo.. :)
A minha formação de base é Psicologia e qdo me deparei com a PNL senti pena de todos os Psicologos que saiem das Faculdades Portuguesas sem terem contacto com qualquer técnica de PNL, pois dá-nos recursos imensos! Não imagino "ainda" cursos de Pós-Graduação em PNL em Portugal, mas ao longo do meu trabalho como Formadora e Consultora de RH tenho apanhado grandes sustos ao ver cursos de PNL em empresas de grande nome em Portugal, cujos valores por um curso de 8 horas ascendem aos 800 €, terem formadores que nem o Practittioner de PNL têm....Na altura que li a brochura do curso questionei a referida empresa sobre a forma de recrutamento e aferição das certificações dos referidos formadores.... e ainda hoje aguardo resposta!! eheheheh ;)

Isabel Perry disse...

Pois...é DISTO MESMO que falava num "post" meu, deixado há uns dias atras..
Isa

Rodrigo Zambon disse...

Olá,

Saudações a Luciene, Paula e Isa.

Vou responder todos num comentário único.

Luciene: O Blog é realmente muito bom por englobar assuntos para além da PNL. Gosto das frases soltas e as postagens de pessoas que pensam e estudam as mesmas coisas que eu.
Sobre os cursos de PNL, tenho percebido pelo site que as regiões mais carentes de profissionais são a Norte e a Nordeste. A maior concentração esta em São Paulo e Rio de Janeiro. Aos poucos a PNL se propaga. Já temos um em Natal.
Sobre os livros, Bandler afirma que o praticante da PNL pode auferir na prática toda a teoria da PNL. Isso nos indica que temos que praticar as técnicas e não somente lê-las. Sugiro que você comece praticando o Rapport, perceber as pistas oculares e identificar na fala o canal representacional predominante.
Um abraço e sucesso.
Rodrigo

Paula: Pelo visto esses cursos não acontecem só por aqui. Acho que cabe uma discussão mais profunda acerca desse assunto. Acho que a PNL poderia se organizar melhor, porém nem os criadores se entendem. Temos muitas ramificações e profissionais que utilizam a PNL de forma errada. Por exemplo, escolhem um assunto e o terminam assim: "Blá blá blá com técnicas de PNL" ou "Blá blá blá com os recursos da PNL".
É preocupante.
Um abraço

Isa: Gostaria de ler seu tópico, pois, interesso-me por esse assunto.
Um abraço

Teresa Amorim disse...

Olá Rodrigo,
Sou uma das pessoas que você conheceu um fevereiro no Trainers Training. Fiquei contente em ver você aqui participando deste blog. Este é um blog que visito de vez quando mas que nunca havia deixado um comentário.
Gosto muito das mensagens que são postadas aqui e principalmente da abertura e partilha que acontece neste espaço.
Admiro e respeito o trabalho do José Figueira. E na minha percepção é isso que a comunidade de PNL aqui em Portugal está precisando, ser mais unida para podermos divulgar esta fantástica ferramenta do desenvolvimento humano.
Um abraço a todos.