É com muita satisfação que passo a fazer parte desta seleta lista de colaboradores do Blog. Resido no Brasil e foi a partir do Google que localizei as informações contidas aqui.
Em fevereiro deste ano tive o prazer de conhecer algumas pessoas que se mobilizam para o crescimento da PNL em Portugal e este blog representa uma enorme fonte de informação para para todos aqueles que desejam conhecer mais a PNL.
No Brasil existem cerca de 70 institutos de PNL e esse número cresce a cada dia. Recentemente foi introduzido ao mercado o curso de Pós-Graduação em PNL. Por aqui, nos últimos 2 anos vem acontecendo um fenomeno que me preocupa: cursos rápidos de PNL, dividindo o básico do Practitoner em pequenos treinamentos e mini-cursos oferecendo uma pseudo certificação para as pessoas que procuram esses cursos motivados muitas vezes pelo lado financeiro.
Essa talvez seja uma questão que podemos debater e estreitar o intercâmbio cultural para todos aqueles que fazem uso da PNL.
Abaixo estou enviando uma pequena contribuição sobre os questionamentos que tenho acerca dessas modificações.
Pós-Graduação
O Descubra PNL tem o prazer de publicar com exclusividade os trabalhos da primeira Pós-Graduação em Programação Neurolinguística do Brasil. O curso é uma parceria da UNIG – RJ (Universidade Iguaçu) e o INDESP – ES (Instituto de Desenvolvimento Pessoal).
A primeira turma de Pós-Graduação em PNL teve seu fim em dezembro de 2007 e tem previsto para março de 2008 a apresentação dos trabalhos finais em Vitória ES. Serão 14 trabalhos acerca das teorias e técnicas da Programação Neurolinguística descritos nos moldes acadêmicos e apresentados aos mais diversos profissionais.
Sabe-se que hoje no Brasil a PNL não conta com uma regulamentação, os cursos são livres e muitos deles não cobram sequer uma formação superior. Estamos sujeitos a pessoas ministrando cursos apenas com a formação básica e elementar. Certamente a cobrança e o nível de especialização são diferentes. O curso tem carga horária de 360 horas/aula, compreende 18 meses e é exigido uma monografia.
Richard Bandler, um dos criadores da PNL, em seu livro “Hora de Mudar (2003, pg. 35)” nos faz a seguinte indagação:
“Milton Erickson não era propenso a ignorar o senso de humor porque muitas pessoas pensam que, se você de diverte com algo, não funciona. Se a PNL acrescentar alguma coisa ao mundo, espero que seja a atitude: ‘Se não for divertido, provavelmente não funcionará.’ Muitos dos meus colegas tentaram fazer a PNL séria. Percebi que o humor é uma ferramenta poderosa. Vocês já perceberam?”
E continua...
“Quando entramos para a escola, quase todos nós tivemos professores que nos faziam sentir mal enquanto tentavam nos ensinar. Só foram bem-sucedidos na primeira parte. Se eu escrever um polinômio no quadro, a maioria das pessoas se sentirá mal. Quando estávamos na escola, obrigavam-nos a ficar quietos, sentados. Nós nos sentíamos mal. Os professores induziram o medo e ancoraram com números.”
O grande desafio para aqueles que lidam com a PNL será o de estruturar e o de resguardar os profissionais que dela se utilizam. Como será essa estruturação? Que ciência se apropriará da PNL? Ela será livre e estruturada em forma de sociedades e escolas? É claro que não tenho respostas para essas perguntas e este desafio com certeza será uma demanda cada vez mais freqüente dentre aqueles que se dizem “pnelistas”.
Um abraço a todos.
5 comentários:
Olá Rodrigo
Muito boa essa sua colocação.
Moro no Brasil e descobrir esse blog e amei, venho aqui todos os dias.
Conheci a PNL ano passado e não tenho conseguido fazer um curso da PNL porque onde moro em Pernambuco praticamente não existe. Comprei alguns livros, mas é complicado aprender sozinha.
Um abraço.
Olá Rodrigo.. :)
A minha formação de base é Psicologia e qdo me deparei com a PNL senti pena de todos os Psicologos que saiem das Faculdades Portuguesas sem terem contacto com qualquer técnica de PNL, pois dá-nos recursos imensos! Não imagino "ainda" cursos de Pós-Graduação em PNL em Portugal, mas ao longo do meu trabalho como Formadora e Consultora de RH tenho apanhado grandes sustos ao ver cursos de PNL em empresas de grande nome em Portugal, cujos valores por um curso de 8 horas ascendem aos 800 €, terem formadores que nem o Practittioner de PNL têm....Na altura que li a brochura do curso questionei a referida empresa sobre a forma de recrutamento e aferição das certificações dos referidos formadores.... e ainda hoje aguardo resposta!! eheheheh ;)
Pois...é DISTO MESMO que falava num "post" meu, deixado há uns dias atras..
Isa
Olá,
Saudações a Luciene, Paula e Isa.
Vou responder todos num comentário único.
Luciene: O Blog é realmente muito bom por englobar assuntos para além da PNL. Gosto das frases soltas e as postagens de pessoas que pensam e estudam as mesmas coisas que eu.
Sobre os cursos de PNL, tenho percebido pelo site que as regiões mais carentes de profissionais são a Norte e a Nordeste. A maior concentração esta em São Paulo e Rio de Janeiro. Aos poucos a PNL se propaga. Já temos um em Natal.
Sobre os livros, Bandler afirma que o praticante da PNL pode auferir na prática toda a teoria da PNL. Isso nos indica que temos que praticar as técnicas e não somente lê-las. Sugiro que você comece praticando o Rapport, perceber as pistas oculares e identificar na fala o canal representacional predominante.
Um abraço e sucesso.
Rodrigo
Paula: Pelo visto esses cursos não acontecem só por aqui. Acho que cabe uma discussão mais profunda acerca desse assunto. Acho que a PNL poderia se organizar melhor, porém nem os criadores se entendem. Temos muitas ramificações e profissionais que utilizam a PNL de forma errada. Por exemplo, escolhem um assunto e o terminam assim: "Blá blá blá com técnicas de PNL" ou "Blá blá blá com os recursos da PNL".
É preocupante.
Um abraço
Isa: Gostaria de ler seu tópico, pois, interesso-me por esse assunto.
Um abraço
Olá Rodrigo,
Sou uma das pessoas que você conheceu um fevereiro no Trainers Training. Fiquei contente em ver você aqui participando deste blog. Este é um blog que visito de vez quando mas que nunca havia deixado um comentário.
Gosto muito das mensagens que são postadas aqui e principalmente da abertura e partilha que acontece neste espaço.
Admiro e respeito o trabalho do José Figueira. E na minha percepção é isso que a comunidade de PNL aqui em Portugal está precisando, ser mais unida para podermos divulgar esta fantástica ferramenta do desenvolvimento humano.
Um abraço a todos.
Enviar um comentário