quarta-feira, 23 de abril de 2008

Estrutura Superficial - Estrutura Profunda

Os conceitos de Estrutura Superficial e Estrutura profunda foram apresentados por Noam Chomsky em Aspectos (1965). Bandler e Grinder utilizam esses conceitos para formular os padrões do Metamodelo de Linguagem. A exploração da Estrutura Superficial é derivada da Estrutura Profunda, ainda oculta e objeto de analise dos desafios do metamodelo.

Em Estrutura da Magia I os autores em primeira instância afirmam que o Metamodelo atuará em auxílio aos terapeutas. Para a PNL o objetivo do terapeuta é descobrir qual o modelo de mundo do paciente, para enfim pode modificá-lo. Quando o modelo de mundo do paciente é comunicado ele vem em forma de estrutura de superfície e o Metamodelo vem preencher as lacunas da fala.

Bandler e Grinder inicialmente estavam focados em criar um modelo mais eficiente de comunicação destinado a psicólogos e terapeutas. Afirmam no livro A Estrutura da Magia que: “Este livro foi projetado para oferecer-lhe um instrumental explícito que irá ajudá-lo a tornar-se um terapeuta mais eficiente.”

Com a compreensão da Gramática transformacional, formataram um modelo contendo padrões de desafios para realizar a transposição da estrutura superficial à profunda. Um conjunto de técnicas e questionamentos direcionados ao paciente poderia enriquecer a comunicação e buscar elementos ocultos na fala inicial.

Sem comentários: