segunda-feira, 14 de abril de 2008

PNL nas escolas: a aposta certa!

Caro José Figueira:
Recebi com agrado seu e-mail sobre o blog, que agradeço.
Passo a enumerar algumas intervenções de metamodelo relativamente a algumas possíveis afirmações dos alunos nas nossas escolas. Na verdade, o que falta dizer, nesta grande polémica sobre o ensino em Portugal, é que o que falta é práticas de excelência. E a PNL aponta em cheio nesse caminho. Por isso, a aplicação de PNL nas escolas deve ser a grande aposta em direcção à excelência.
Um abraço.
Carlos

1. FALTA DE ÍNDICE REFERENCIAL
Aluno: «Sou um fraco aluno a matemática».
Professor: «Quem disse?»
2. OMISSÃO SIMPLES
Aluno: «Estou com dúvidas nesta matéria».
Professor: «Em relação a quê, especificamente? Sobre o quê?»
3. OMISSÃO COMPARATIVA
Aluno: «Esta matéria é difícil».
Professor: «Difícil em relação a quê?»
4. QUANTIFICADOR UNIVERSAL
Aluno: «Não percebo nada desta matéria».
Professor: «Nada? Nunca houve alguma coisa que percebeste?»
5. OPERADOR MODAL DE POSSIBILIDADE
Aluno: «Não percebo esta matéria».
Professor: «O que é que te impede de a perceberes?»

1 comentário:

Isabel Perry disse...

Mto mto interessante....no meu entender!!
Bravo!