quarta-feira, 16 de abril de 2008

É preciso estar atento/a e informado/a

Há dias assim…em que a gente se sente só e muito esquisita…

Dias em que pomos a funcionar tudo o que vamos aprendendo nesta Vida para ver se a percebemos e se nos percebemos.
Creio que são MUITOS DIAS ASSIM SEGUIDOS que levam muita Gente a ter necessidade do tal Desenvolvimento Pessoal, aquele que “vai rumo ao cerne e parte do cerne”, para mim, o único D.P. de que não duvido.

A propósito do que acabo de ler aqui no Blog, escrito pelo José, muito tenho eu pensado de há uns tempos para cá nesta verdadeira “inflacção” de Cursos, de Formadores, etc etc e na VERDADEIRA INCOMPETÊNCIA de muitos deles, que alem de nos levarem o dinheiro…podem, acima de tudo, levar-nos a nossa Sanidade.

A 1ª vez que me meti no comboio a caminho de Lisboa para frequentar determinados W.Shops de fim de semana, anunciados na NET, foi em 2005.
No Porto não havia nada na altura. E se havia, eu não sabia e nada foi apelativo para mim.

Sim, foram W.Shops bem conduzidos, produtivos, que me ajudaram a começar a encontrar as pontas de muita “fiarada” emaranhada dentro de mim.

Hoje sei que tive a verdadeira sorte de ser orientada por uma Facilitadora, também ela psicóloga clínica. Ela sabia o que estava a fazer e creio que todos saíamos mais leves desses fins de semana, ao encontro de nós.
Foi um trabalho conjunto sério e muito belo. Até ali, nada a apontar de errado.

Desse trabalho sério…passamos voluntariamente para uma fase seguinte:
- Um tal Curso em Sintra, de 4 dias, dado por uma outra Pessoa, donde sairíamos com um Diploma que nos permitiria orientar Grupos, ou seja, Pessoas!!!! Pobres Pessoas!
( pagando o valor de um Curso de Practitioner de PNL. (!!!) pelos 4 dias..)

Nessa altura eu nem sequer estava a par do “mercado” de D.P. nem de custos.
E confesso que não fiz esse Curso a pensar no Diploma, nem em ajudar Pessoas, nem no dinheiro, porque quem estava precisada era eu.
Foi portanto por mim própria, para me ir aprendendo a resolver, que fiz esse Curso.

Bem, para terminar:
- É evidente que muitas emoções foram em mim despoletadas, mexidas.

E é evidente, que sendo assim, eu, como tantos outros, precisaríamos de apoio, pois “entrámos em processo”, e quando assim é, muita coisa pode acontecer…

O que vos posso aqui dizer é que, quando solicitei mais ajuda à minha “Mestra”, levei uma enorme rabecada por a estar a incomodar e a seguinte resposta dada agressivamente pelo telefone:
- NÃO sou tua amiga, NÃO sou tua mãe, NÃO sou tua terapeuta.
(Por isso, vai-te tratar e não me chateies.)

Mais tarde percebi que esta Organização disponibilizava Serviços muito oportunos ….para as Pessoas que se tinham encarregue de destabilizar.

Costumo ser condescendente. Demasiado até.
Mas uma coisa eu vos digo:
- Fiquei mal, muito mal, com aquilo tudo que se passou. E não fui só eu. Depois descobri mais casos.

Ao encontrar a PNL fui encontrar as respostas que eu procurava, nos Cursos que o José me deu.

Percebi como um Formador pode ajudar para sempre uma Pessoa a evoluir.

E percebi também o contrário, que anda aí muito “gato por lebre”, a vender Segredos forrados de palavras divinais a todos/as os incautos/as que começam a percorrer este Caminho.
Tudo mt lindinho, mt cor de rosa e com muita borboleta.

As vezes, a nossa fragilidade emocional pode levar-nos a correr riscos sem caminho de volta.
Há quem se aproveite disso sem escrúpulos e sem responsabilidade pelos Outros.

Eu cá, como já disse, fui uma sortuda no meio disto tudo.
A história teve um HAPPY END!
-Encontrei a PNL.

Sem comentários: