sábado, 14 de junho de 2008

Panorama Social e mediação de conflitos

Mais uma vez vou responder aqui a algumas perguntas que me têm sido feitas em relação ao Panorama Social. O Panorama Social, que me parece extremamente simples, parece estar a despertar polémica nos contextos profissionais. Sou consultor profissional do Panorama Social (dedico-me pessoalmente ao aspecto psicoterapêutico) e pela primeira vez estou a ser confrontado com algumas perguntas sobre mediação que não é propriamente a minha área.

Eis o que tem sido a minha resposta por e-mail:

Em conflitos, as relações são fundamentais para a construção dum ambiente de confiança e sem confiança não há mediação. Isto não só entre o mediador e as pessoas mediadas como dentro do contexto das pessoas que são mediadas. Entre as pessoas mediadas entre si podem também surgir relações nebulosas que necessitam de melhoramento.
O Panorama Social pode pois actuar não só no esclarecimento dos modelos do mundo entre os intervenientes opostos, como entre os membros do próprio grupo. O que quer dizer, entre sindicatos e governo, entre patrões e empregados, entre partidos políticos, como dentro dos membros da mesma organização, facilitando assim um clima de maior confiança e compreensão propício à negociação.

Para mais informação, leiam o próprio autor:
http://sociaalpanorama.nl/TheConflictCoach.htm
http://sociaalpanorama.nl/articles/Negotiations.htm




Sem comentários: