quarta-feira, 4 de junho de 2008

Sobre passado, presente e futuro e o papel da PNL

O passado cria o futuro mas do que as pessoas muitas vezes se não apercebem é que o passado não é o que foi. O passado é o que nós vemos dele neste momento, como ele nos soa, como o sentimos, que lições tiramos dele. Neste sentido o passado está sempre em transformação, é uma construção do momento presente.

O futuro é a nossa imaginação a trabalhar agora, o que faz de nós o que somos neste instante. Vivenciamo-nos a nós mesmos e à vida no aqui e agora em relação directa com a forma de como pintamos o futuro, os acordes que tocamos, as sensações que inventamos. Assim é o futuro que determina o presente.

A única coisa que existe é o presente. É o presente que determina tanto o futuro como o nosso passado. A todo o instante. E assim é o passado e o futuro que determinam o presente. Muitas pessoas não se apercebem disso. E desperdiçam a vida!

Ora o que faz a PNL?

A PNL com as suas ferramentas para utilizar o passado e, se necessário, reinterpretá-lo, agir de forma mais funcional no presente, sonhar, criar e realizar o futuro, oferece-nos a possibilidade de não levar as coisas muito a sério e a desenvolver um grande grau de humor:

- É que nada é o que parece!

No fundo, no fundo, nem futuro nem passado existem realmente. A única coisa que nos resta é uma espécie de brincadeira no agora.

E como é que está realmente com o aqui e agora? Olhamo-nos ao espelho:
E acredita no que vê?

José Figueira

Sem comentários: