sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Visão

No dia a dia empresarial o modo como empresas e empresários encaram obstáculos, é na grande parte das vezes o factor que faz a diferença entre Sucesso e fracasso. O focus ao ser colocado no obstáculo apenas permite visualizar o problema na sua plenitude. Se pelo contrário esse mesmo obstáculo for encarado como uma oportunidade, o problema dá lugar a um horizonte de soluções.

Conta-se que em tempos uma Indústria de Calçado desenvolveu um projecto de exportação de sapatos para a Índia.
Com a finalidade de realizar as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado, enviou os seus dois comerciais mais promissores a pontos diferentes do país.
Após alguns dias de pesquisa, um dos comerciais envia o seguinte e-mail para a direcção da Empresa:
“Cancelem o projecto de exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos”.
Sem saber desse e-mail, alguns dias depois o segundo comercial envia o seu:
“Tripliquem o projecto de exportação de sapatos para Índia. Aqui ninguém usa sapatos ainda”.
A mesma situação que para um dos comerciais era motivo de crise, para outro era uma excelente oportunidade.
De igual maneira, quase tudo na vida empresarial pode ser analisado de forma diferente, bastando para isso apenas alterar o modo como se analisa.

Sem comentários: