domingo, 19 de outubro de 2008

Caminhos

Todos temos necessidade dum caminho.

Uma das grandes confusões no mundo é a convicção generalizada de que precisamos dum caminho para nos levar a qualquer parte!

A questão é que qualquer parte não é lugar nenhum e mesmo que seja algum, acabará por nos levar à sensação de que não é esse o lugar que procuramos.

E poucos se apercebem que esse mal-estar advém de que procurámos um lugar ali, algures, em qualquer parte, o lugar que não existe realmente - algo que construímos como futuro ou como refúgio algures no passado.

Neste sentido, uma ou outra aproximação da PNL também pode levar a uma nova desilusão - é a ilusão de que podemos controlar e realizar tudo desde que encontremos a ferramenta exacta. A questão é que, neste sentido, não há caminho para realizar nada porque simplesmente não há nada para realizar de realmente significativo. Tudo o que se possa realizar na esperança de encontrar significado, acaba em nova desilusão.

Estou cada vez mais convencido de que a única maneira de chegar lá é encontrar o caminho que leva daqui a aqui.

O significado está e esteve sempre presente no aqui e agora.

A única coisa que temos feito, tem sido criar ilusões de óptica, sensoriais, auditivas e racionais. A nossa genialidade humana é o único impedimento à sensação de paz e plenitude.

É que se calhar não há mesmo nenhum caminho que nos leve lá.

São precisamente os caminhos que nos afastam!

2 comentários:

Isabel Perry disse...

Completamente de acordo, José!
Muito bem visto, escrito e explicado.
Xi grande
Isa

Anónimo disse...

Muito interessante esta visão. Obrigada pela patilha,
Dani3la