terça-feira, 14 de outubro de 2008

Dúvidas sobre PNL, perguntas de leitores

Recebo inúmeras perguntas por e-mail, tanto originárias de Portugal como do Brasil e mesmo doutras partes do mundo. Algumas são tão características que me parecem úteis publicar. Claro que os nomes que empregarei aqui são pseudónimos.

Olá,
A algum tempo venho "tentando" estudar PNL, a partir de livros e manuais, mas sempre fico "travado" em alguma parte, desisto, e depois de um tempo volto a tentar, a uma semana atras comprei o livro "Sapos e Principes" de Richard Bandler e decidi tentar novamente, no entanto me encontro "preso" em uma parte que me parece impossível transpor, por isso apreciaria alguns conselhos seus ( estava a pesquizar sobre o assunto na internet e achei o seu blog que me pareceu ser de alguem que já tem muita experiência no assunto).
Eis o problema: aparentemente nenhum dos meus sistemas representativos é apurado o suficiente ( no que tange a imaginação), o que eu quero dizer é que não consigo ter representações eidéticas em nenhum deles.... por exemplo:
Meu sistema visual ( que aparentemente é o mais proxímo do normal que eu tenho) me produz imagens embaçadas, e não inteiras.. apenas pedaços, eu não consigo "mergulhar" em um ambiente... eu apenas tenho uma leve impressão de ver algo.. mas a imagem não se sustenta..
Meu sistema auditivo apenas produz sons que sejam oriundos da minha própria voz... até mesmo quando tento reproduzir mentalmenta a voz de outras pessoas é a minha voz que está lá na minha mente ( se imagina o son de um instrumento é a minha voz tentando cantarolá-lo).
Meu sistema sinestésico é de longe o pior... pois não consigo imaginar sensações de toque, cheiro ou paladar.. de forma alguma... (até pouco tempo duvidava que alguem pudesse)
Então é dificil usar a "sobreposição de sistemas" pois não tenho um sistema que seja forte o suficiente para me fazer "mergulhar" numa experiência imaginária ( ou alguma lembrança)
Eu realmente apreciaria uma resposta, pois com meus pequenos conhecimentos de PNL estou completamente perdido.
Obrigado pela atenção, Ricardo

Aminha resposta:

Olá Ricardo
Muito possivelmente você não é muito diferente das outras pessoas. Ainda bem que você vê as imagens assim, pois se fossem muito nítidas e iguaizinhas às imagens "reais" tinha um problema!!! O mesmo para os outros sentidos. É que não conseguiria distinguir o "território" do "mapa".
O que me parece é que quer ver as imagens duma determinada maneira o que lhe não deixa ver o que realmente lá está.
São na verdade embaçadas, pedaços... é isso mesmo, é como você as vê. E podem estar à direita, podem estar à esquerda, em cima ou em baixo, perto ou longe... pode ter a sensação que se está nelas ou pode não teressa sensação... podem ser mais planas ou a 3 dimensões, ter mais cor ou menos... é isso.
Eu não o vejo, nem sinto como pessoa perdida...
O que me conta é realmente uma pessoa de carne e osso...
A questão também é que a PNL não se aprende com livros, terá que seguir um curso com um trainer competente. Há muitos no Brasil.
Consulte
www.golfinho.com.br
Sucesso!
Um abraço

José Figueira

Sem comentários: