sábado, 25 de outubro de 2008

O QUE É A TERAPIA GESTALT?

A terapia Gestalt é uma psicoterapia baseada no ideal experimental do "aqui-agora" e nas relações com os outros e com o mundo, e foi co-fundada por Fritz Perls, Laura Perls e Paul Goodman nos anos 1940-1950. Está relacionada com, mas não é a mesma coisa que, a psicologia gestalt e a psicoterapia teórica gestalt de Hans-Juergen Walter.

Inicialmente baseada nas ideias da psicologia gestalt e na
psicoterapia tradicional, a terapia gestalt foi desenvolvida como modelo psicoterapeutico, com uma teoria bem desenvolvida que combina abordagens fenomenológicas, existencialistas, que servem de campo ao processo de transformação e crescimento dos seres humanos.

Perls sempre frisou que a gestalt-terapia não era uma criação original sua, mas, pelo contrário, uma união de vários conhecimentos da área de psicologia, que ainda não havia sido experimentado por ninguém. Cabe a gestalt-terapia a configuração destes conhecimentos, dando a eles uma abordagem própria.
O método e objectivo desta terapia é a expansão da consciência. A consciência refere-se à capacidade de nos apercebermos do que se passa dentro de nós e fora de nós no momento presente, nos níveis: corporal, mental e emocional.

Sem comentários: