quinta-feira, 12 de março de 2009

A estratégia da catástrofe


Segue-se uma exemplificação duma modelagem da DEPRESSÃO
1. Culpe-se a si mesmo. É sempre, mesmo sempre, culpa sua!
2. Mesmo que o mundo à sua volta não seja bom, é sempre melhor que você.
3. Repita indefinidamente a si mesmo que tudo o que lhe acontece é o resultado da pessoa que você É (= da sua identidade) e nunca o resultado do que você faz (= nem do seu comportamento nem das suas capacidades). Se calhar é mesmo tudo o que lhe acontece o resultado das gerações ou vidas passadas e não há mesmo nada a fazer.
4. Pense que as coisas sempre serão assim, nada mudará. Faça o que fizer não faz a mínima diferença. Tudo o que fizer afectará da mesma forma o seu futuro.
5. Se alguma coisa correr bem diga a si mesmo que se trata dum resultado da sorte, não tem nada a ver com possibilidades ou recursos da sua parte. Mesmo nada. Isto é mesmo essencial.
6. Se o que você fez e que o acaso quis que resultasse, é sempre mérito de outros, nunca seu. Deixe que os outros recebam o prémio.
7. Se algo estiver a resultar mesmo, lembre-se de repetir a si mesmo que tais resultados não durarão por muito tempo. E sobretudo creia de todo o seu coração, que qualquer resultado positivo, seja ele qual for, não melhorá em nada o seu futuro nem o futuro do mundo.

Sem comentários: